SE NÃO FOSSE ELA, EU TERIA DESISTIDO

CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA PARA PERMANÊNCIA DE JOVENS TRABALHADORES NO ENSINO MÉDIO NOTURNO AMAZONENSE EM CONTEXTO DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p722-743

Palavras-chave:

Estudante trabalhador, Ensino Médio noturno, Pandemia, Suportes

Resumo

O artigo, fundamentado nas contribuições de Martuccelli (2007) sobre as noções de prova social e suporte, discute as experiências de jovens estudantes-trabalhadores que frequentaram o ensino médio noturno de escolas estaduais do Amazonas durante a pandemia de covid-19, dando ênfase ao suporte familiar como facilitador da permanência escolar. De natureza qualitativa, o estudo contempla dados obtidos por meio de entrevistas aplicadas com 19 jovens que realizavam, predominantemente, serviços informais, nos setores terciário, exercendo atividades comerciais, e secundário, realizando atividades administrativas. Os resultados apontam que as provas sociais enfrentadas por estudantes-trabalhadores foram agravadas durante a pandemia pelo aumento da carga de trabalho, por dificuldades com o ensino remoto, por problemas emocionais, pela desigualdade no acesso à educação e pela prevalência do trabalho informal. Os suportes se materializaram tanto na forma de conselhos e orientações, quanto em ações concretas desempenhadas por familiares, especialmente do sexo feminino, para possibilitar que no horário destinado às aulas, os jovens pudessem dedicar-se apenas a esta atividade.

Biografia do Autor

Ellen Belmonte Barros, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). 

Nádia Maciel Falcão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Publicado

2024-12-29

Como Citar

Barros, E. B., & Falcão, N. M. (2024). SE NÃO FOSSE ELA, EU TERIA DESISTIDO: CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA PARA PERMANÊNCIA DE JOVENS TRABALHADORES NO ENSINO MÉDIO NOTURNO AMAZONENSE EM CONTEXTO DE PANDEMIA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 49(263), 722–743. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p722-743

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