SE NÃO FOSSE ELA, EU TERIA DESISTIDO
CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA PARA PERMANÊNCIA DE JOVENS TRABALHADORES NO ENSINO MÉDIO NOTURNO AMAZONENSE EM CONTEXTO DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p722-743Palavras-chave:
Estudante trabalhador, Ensino Médio noturno, Pandemia, SuportesResumo
O artigo, fundamentado nas contribuições de Martuccelli (2007) sobre as noções de prova social e suporte, discute as experiências de jovens estudantes-trabalhadores que frequentaram o ensino médio noturno de escolas estaduais do Amazonas durante a pandemia de covid-19, dando ênfase ao suporte familiar como facilitador da permanência escolar. De natureza qualitativa, o estudo contempla dados obtidos por meio de entrevistas aplicadas com 19 jovens que realizavam, predominantemente, serviços informais, nos setores terciário, exercendo atividades comerciais, e secundário, realizando atividades administrativas. Os resultados apontam que as provas sociais enfrentadas por estudantes-trabalhadores foram agravadas durante a pandemia pelo aumento da carga de trabalho, por dificuldades com o ensino remoto, por problemas emocionais, pela desigualdade no acesso à educação e pela prevalência do trabalho informal. Os suportes se materializaram tanto na forma de conselhos e orientações, quanto em ações concretas desempenhadas por familiares, especialmente do sexo feminino, para possibilitar que no horário destinado às aulas, os jovens pudessem dedicar-se apenas a esta atividade.
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