PROJETO DE VIDA EM TEMPOS DE INCERTEZAS

QUAL O PROJETO PARA A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p766-782

Palavras-chave:

Juventude, Formação para o trabalho , Ensino Médio , Projeto de Vida

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa em andamento sobre a reforma do Ensino Médio e que conta com financiamento do CNPq. O texto aqui apresentado tem como objetivo analisar o componente curricular Projeto de Vida no contexto da atual Reforma do Ensino Médio e das mudanças recentes no processo produtivo. Está pautado por revisão bibliográfica, análise documental e depoimentos de jovens estudantes de escolas públicas do estado de São Paulo. A análise do material e dos depoimentos de estudantes de escolas estaduais na região de Campinas, coletados através de questionários, nos permitem afirmar que a base de sustentação da proposta curricular de São Paulo está em consonância com um projeto de conformação das novas gerações ao contexto de perda de direitos e de desregulamentação do trabalho que avança na sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Dirce Zan, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Docente do Departamento de Educação e Ciências Sociais da FE/Unicamp e bolsista produtividade CNPq.

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Publicado

2024-12-29

Como Citar

Zan, D. (2024). PROJETO DE VIDA EM TEMPOS DE INCERTEZAS: QUAL O PROJETO PARA A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE?. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 49(263), 766–782. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p766-782

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