PROJETO DE VIDA EM TEMPOS DE INCERTEZAS: QUAL O PROJETO PARA A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE?
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p766-782Palavras-chave:
juventude, Formação para o trabalho, Ensino médio, Projeto de VidaResumo
Este artigo resulta de pesquisa em andamento sobre a reforma do Ensino Médio e que conta com financiamento do CNPq. O texto aqui apresentado tem como objetivo analisar o componente curricular Projeto de Vida no contexto da atual Reforma do Ensino Médio e das mudanças recentes no processo produtivo. Está pautado por revisão bibliográfica, análise documental e depoimentos de jovens estudantes de escolas públicas do estado de São Paulo. A análise do material e dos depoimentos de estudantes de escolas estaduais na região de Campinas, coletados através de questionários, nos permitem afirmar que a base de sustentação da proposta curricular de São Paulo está em consonância com um projeto de conformação das novas gerações ao contexto de perda de direitos e de desregulamentação do trabalho que avança na sociedade brasileira.
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