PROJETO DE VIDA EM TEMPOS DE INCERTEZAS: QUAL O PROJETO PARA A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p766-782

Palavras-chave:

juventude, Formação para o trabalho, Ensino médio, Projeto de Vida

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa em andamento sobre a reforma do Ensino Médio e que conta com financiamento do CNPq. O texto aqui apresentado tem como objetivo analisar o componente curricular Projeto de Vida no contexto da atual Reforma do Ensino Médio e das mudanças recentes no processo produtivo. Está pautado por revisão bibliográfica, análise documental e depoimentos de jovens estudantes de escolas públicas do estado de São Paulo. A análise do material e dos depoimentos de estudantes de escolas estaduais na região de Campinas, coletados através de questionários, nos permitem afirmar que a base de sustentação da proposta curricular de São Paulo está em consonância com um projeto de conformação das novas gerações ao contexto de perda de direitos e de desregulamentação do trabalho que avança na sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Dirce Zan, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), SP, Brasil.

Docente do Departamento de Educação e Ciências Sociais da FE/Unicamp e bolsista produtividade CNPq.

Referências

ABRAMO, H; VENTURI, G. e CORROCHANO, M. C. Estudar e Trabalhar: um olhar qualitativo sobre uma complexa combinação nas trajetórias juvenis. Novos Estudos CEBRAP, v. 39, n. 3, set/dez 2020.

APPLE, M. A Luta pela Democracia na Educação Crítica. Revista e-Curriculum. PUC/SP, v. 15, n. 4, out/dez 2017.

BARBOSA, R. e ALVES, N. A Reforma do Ensino Médio e a Plataformização da Educação: expansão da privatização e padronização dos processos pedagógicos. e-Curriculum, v. 21, 2023.

BRANCO, P. P. Juventude e Trabalho: desafios e perspectivas para as políticas públicas. ABRAMO, H. e BRANCO, P. P. (orgs.) Retratos da Juventude Brasileira: análises de uma pesquisa nacional. Instituto Cidadania e Editora Perseu Abramo, 2005.

CHARLOT, B. (org.). Os Jovens e o Saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

CORICA, A; FREYTE FREY, A. y MIRANDA, A. (orgs.) Entre la Educación y el Trabajo. La Construcción de las Desigualdades Juveniles en America Latina. Cuaderno de Relaciones Laborales, v. 37, n. 1, 2018.

CORROCHANO, M. C. e ABRAMO, L. Juventude, Educação e Trabalho Decente: a construção de uma agenda. Linhas Críticas, v. 22, n. 47, jan/abr 2016.

DAYRELL, J. A Escola ‘faz’ as Juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, out/2007.

DEMOGALSKI, T. A Construção da Ideia de Juventude no Contexto da Reforma do Ensino Médio: o programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) no estado de Santa Catarina. Dissertação de Mestrado. UFPR, 2022.

DUBET, F. O Tempo das Paixões Tristes. São Paulo: Vestígios, 2020.

FREITAS, A; ZAN, D; SILVA, F. e MOIMAZ, R. Primeiros Passos da Reforma do Ensino Médio em São Paulo: o caso da rede regular de ensino. KRAWCZYK, N. e ZAN, D. (orgs.). A Reforma do Ensino Médio em São Paulo: a continuidade do projeto neoliberal. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022.

FRIGOTTO, G. Educação e a Crise do Trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, Vozes, 1998.

FRIGOTTO, G. A Produtividade da Escola Improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Cortez, 1984.

GARCIA, T. e ADRIÃO, T. Segunda Geração de Privatização da Educação Paulista: a articulação sistêmica dos atores empresariais. Pro-Posições, n. 34, 2023.

GOMIDE, D. A Política Educacional para o Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o Alinhamento como Projeto Neoliberal através de Ciclos Progressivos de Adequação (1995-2018). Tese de Doutorado. FE/Unicamp, 2019.

HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

HIRATA, H. Da Polarização das Qualificações ao Modelo da Competência. FERRETTI, C. (org.). Tecnologia, Trabalho e Educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.

KRAWCZYK, N. e ZAN, D. Resiliência ou Resistência: um dilema social pós-pandemia. Revista POLED, Florianópolis, v. 15, n. 1, 2021.

LEÃO, G; DAYRELL, J. e REIS, J. Juventude, Projetos de Vida e Ensino Médio. Educação & Sociedade, v. 32, n. 117, out/dez 2011.

MENDES, M. O Mito do Mérito: ensaio sobre meritocracia e qualidade da educação. Perspectiva, v. 36, n. 4, out/dez 2018.

ORTEGA, A. e HOLLERBACH, J. Propaganda, Mídia e Educação: o discurso oficial e publicitário sobre a reforma do ensino médio em 2017. Educação em Revista, v. 38, 2022.

QUADROS, S. e KRAWCZYK, N. O Ensino Médio Brasileiro ao Gosto do Empresariado. Revista POLED, Florianópolis, v. 12, n. 2, 2019.

RAMOS, A. e GONÇALVES JÚNIOR, O. Abandono e Evasão Escolar sob a Ótica dos Sujeitos Envolvidos. Educação em Pesquisa, v. 50, 2024.

RIBEIRO, M. e ZANARDI, T. O Novo Ensino Médio e a Liberdade de Escolha. Revista Educação, v. 45, 2020.

SÃO PAULO. Secretaria de Educação. Currículo Paulista – Projeto de Vida. São Paulo, 2022. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/10/Habilidades-Essenciais-de-Projeto-de-Vida_EM_2022.pdf. Acesso: 25 out. 2024.

SÃO PAULO. Secretaria de Educação. Diretrizes Curriculares Projeto de Vida. São Paulo, 2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/download/Projeto%20de%20Vida/Diretrizes%20Curriculares%20Projeto%20de%20Vida%20Revisa%CC%83o_V1.pdf. Acesso: 23 out. 2024.

SILVA, F. São Paulo Faz Escola: dez anos do currículo paulista para sociologia. Dissertação de Mestrado. FE/Unicamp, 2020.

SILVA, M. e SCHEIBE, L. Reforma do Ensino Médio: pragmatismo e lógica mercantil. Revista Retratos da Escola, v. 11, n. 20, jan/jun 2017.

TOMMASI, L. e CORROCHANO, M. C. Do qualificar ao Empreender: políticas de trabalho para jovens no Brasil. Estudos Avançados, v. 34 (99), 2020.

ZAN, D. Currículo em Tempos Plurais: uma experiência no ensino médio. Tese de Doutorado. Unicamp, 2005.

ZAN, D. Currículo em Tempos Plurais. AZEVEDO, José Clóvis e REIS, Jonas Tarcísio (orgs.). Ensino Médio: projetos em disputa. Porto Alegre: Editora Metodista, 2015.

ZAN, D. A Concepção de Ensino Médio e de Currículo expressas na Proposta de São Paulo. Horizontes, v. 30, n. 10, 2012.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

Zan, D. (2024). PROJETO DE VIDA EM TEMPOS DE INCERTEZAS: QUAL O PROJETO PARA A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE?. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 49(263), 766–782. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p766-782

Edição

Seção

Artigos Temática Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.