TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE JOVENS ESTUDANTES-TRABALHADORES UNIVERSITÁRIOS NO INTERIOR DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p629-663

Palavras-chave:

Juventude universitária, Estudante trabalhador, Mercado de trabalho

Resumo

O presente artigo objetivo investigar como têm sido construídas as relações entre estudar e trabalhar entre jovens estudantes em duas universidades públicas, a saber: a UFRB e a UEFS. Também busca-se traçar o perfil sociodemográfico dos estudantes e as especificidades das suas inserções no mercado de trabalho regional, historicamente marcados pela precariedade e instabilidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza quanti-quali, cuja amostra é composta por 150 jovens universitários de oito cursos de graduação distintos (licenciaturas e bacharelados, com alto ou baixo prestígio social), dialogando com dados da PNAD Contínua/Educação (2023) e outras pesquisas que têm traçado o perfil do universitário brasileiro. Os resultados encontrados confirmam aspectos relevantes das mutações e da complexidade da categoria estudante-trabalhador, sobretudo, seu caráter móvel, descontínuo e instável. Ressaltam a importância do trabalho na vida dos jovens universitários oriundos de classe popular para sua permanência nas universidades públicas. Apesar de semelhanças, os dados apontam também diferenças importantes entre as condições de inserção profissional nos mercados de trabalho regionais de Feira de Santana e do Recôncavo, com desvantagem de oportunidades para este último contexto. A expansão e a interiorização do ensino superior no Brasil resultaram em mudanças significativas no perfil socioeconômico, nos percursos de escolarização e na origem familiar de seus ingressantes. No entanto, tais mudanças evidenciam a urgência de políticas educacionais que ofereçam melhores suportes aos estudantes trabalhadores, tanto materiais quanto simbólicos, para que eles consigam usufruir de modo pleno de sua condição de jovem-estudante-universitário.

Biografia do Autor

Luiz Paulo Jesus de Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus de Cachoeira, BA, Brasil.

Doutor em Ciências Sociais – UFBA. Professor Associado, Centro de Humanidades, Artes e Letras (CAHL), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus de Cachoeira/Ba. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo, do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB. Pesquisador Associado ao Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades (CRH/UFBA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventude (GEPJUV/CNPq). Tem experiência de pesquisa nas áreas temáticas sobre juventude e precarização do trabalho, juventude e educação; trabalho e educação do campo e formação de professores de sociologia na educação básica.

Ivan Faria, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil.

Doutor em Educação - UFMG. Professor Adjunto do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É líder do grupo de pesquisa TRACE - UEFS, e membro do Observatório da Juventude - UFMG.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

Oliveira, L. P. J. de, & Faria, I. (2024). TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE JOVENS ESTUDANTES-TRABALHADORES UNIVERSITÁRIOS NO INTERIOR DA BAHIA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 49(263), 629–663. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p629-663

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Seção

Artigos Temática Livre

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