TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE JOVENS ESTUDANTES-TRABALHADORES UNIVERSITÁRIOS NO INTERIOR DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p629-663Palavras-chave:
Juventude universitária, Estudante trabalhador, Mercado de trabalhoResumo
O presente artigo objetivo investigar como têm sido construídas as relações entre estudar e trabalhar entre jovens estudantes em duas universidades públicas, a saber: a UFRB e a UEFS. Também busca-se traçar o perfil sociodemográfico dos estudantes e as especificidades das suas inserções no mercado de trabalho regional, historicamente marcados pela precariedade e instabilidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza quanti-quali, cuja amostra é composta por 150 jovens universitários de oito cursos de graduação distintos (licenciaturas e bacharelados, com alto ou baixo prestígio social), dialogando com dados da PNAD Contínua/Educação (2023) e outras pesquisas que têm traçado o perfil do universitário brasileiro. Os resultados encontrados confirmam aspectos relevantes das mutações e da complexidade da categoria estudante-trabalhador, sobretudo, seu caráter móvel, descontínuo e instável. Ressaltam a importância do trabalho na vida dos jovens universitários oriundos de classe popular para sua permanência nas universidades públicas. Apesar de semelhanças, os dados apontam também diferenças importantes entre as condições de inserção profissional nos mercados de trabalho regionais de Feira de Santana e do Recôncavo, com desvantagem de oportunidades para este último contexto. A expansão e a interiorização do ensino superior no Brasil resultaram em mudanças significativas no perfil socioeconômico, nos percursos de escolarização e na origem familiar de seus ingressantes. No entanto, tais mudanças evidenciam a urgência de políticas educacionais que ofereçam melhores suportes aos estudantes trabalhadores, tanto materiais quanto simbólicos, para que eles consigam usufruir de modo pleno de sua condição de jovem-estudante-universitário.
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