JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO NO BRASIL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p599-606

Palavras-chave:

Jovens trabalhadores e trabalhadoras, Transição escola-trabalho, Inserção no mercado de trabalho

Resumo

O  conjunto de artigos do Dossiê “Juventude, Trabalho e Educação” tem como objetivo problematizar a temática a partir de resultados de pesquisas desenvolvidas por pesquisadoras e pesquisadores de diversas regiões e estados do país que abordam as múltiplas faces das experiências dos jovens que vivenciam a situação de trabalhar e estudar no contexto brasileiro de pós-golpe de 2016, das contrarreformas neoliberais (trabalhista, previdenciária e do ensino médio), da pandemia da Covid-19 e da necropolítica do governo ultraconservador anterior.

 

Biografia do Autor

Luiz Paulo Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutor em Ciências Sociais – UFBA. Professor Associado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo, da UFRB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventude (GEPJUV/CNPq). Pesquisador Associado ao Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades (CRH/UFBA). Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA entre 2023 e 2024. 

Aparecida Neri de Souza, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora de Sociologia da Educação no Departamento de Ciências Sociais e Educação (DECISE) e Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado), Linha de Pesquisa Trabalho e Educação, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC. Tem experiência de pesquisa sobre Relações de Trabalho no setor público enfocando docentes no ensino básico e nas universidades; trabalho e educação; sociologia da educação; sindicalismo docente.

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Publicado

2024-12-29

Como Citar

Oliveira, L. P., & Souza, A. N. de. (2024). JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: MÚLTIPLOS OLHARES. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 49(263), 599–606. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p599-606

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