JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: MÚLTIPLOS OLHARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p599-606

Palavras-chave:

Jovens trabalhadores e trabalhadoras, Transição escola-trabalho, Inserção no mercado de trabalho

Resumo

O conjunto de artigos do Dossiê “Juventude, Trabalho e Educação” tem como objetivo problematizar a temática a partir de resultados de pesquisas desenvolvidas por pesquisadoras e pesquisadores de diversas regiões e estados do país que abordam as múltiplas faces das experiências dos jovens que vivenciam a situação de trabalhar e estudar no contexto brasileiro de pós-golpe de 2016, das contrarreformas neoliberais (trabalhista, previdenciária e do ensino médio), da pandemia da Covid-19 e da necropolítica do governo ultraconservador anterior.

Biografia do Autor

Luiz Paulo Jesus de Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus de Cachoeira, BA, Brasil.

Doutor em Ciências Sociais – UFBA. Professor Associado, Centro de Humanidades, Artes e Letras (CAHL), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus de Cachoeira/Ba. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo, do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB. Pesquisador Associado ao Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades (CRH/UFBA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventude (GEPJUV/CNPq). Tem experiência de pesquisa nas áreas temáticas sobre juventude e precarização do trabalho, juventude e educação; trabalho e educação do campo e formação de professores de sociologia na educação básica.

Aparecida Neri de Souza, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil.

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora de Sociologia da Educação no Departamento de Ciências Sociais e Educação (DECISE) e Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado), Linha de Pesquisa Trabalho e Educação, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC. Tem experiência de pesquisa sobre Relações de Trabalho no setor público enfocando docentes no ensino básico e nas universidades; trabalho e educação; sociologia da educação; sindicalismo docente.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

Oliveira, L. P. J. de, & Souza, A. N. de. (2024). JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: MÚLTIPLOS OLHARES. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 49(263), 599–606. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p599-606

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