APORIAS DE EDUCAÇÃO POPULAR NAS ENTRELINHAS DA PRÁXIS EDUCATIVA DE PE. CLAUDIO PERANI

Autores/as

  • Ricardo G. Castro ITEPES/FSDB

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2018.n244.p333-341

Palabras clave:

Perani. Educação popular. Interculturalidade. Pós-colonial.

Resumen

Fazendo memória da vida de Cláudio Perani, relevância é dada, a sua metodologia de trabalho fundamentada nos princípios da Educação Popular. Esta prática de Perani está presente em toda a organização do SARES como fundamento de sua ação e reflexão. Neste artigo busca-se uma interação da metodologia peraniana com a perspectiva das teorias da Interculturalidade e dos estudos pós-coloniais. Nossas aporias se estendem sobre os processos de elaborações de políticas públicas, valorização da sabedoria popular e história dos movimentos sociais da Amazônia que foram temáticas tão importantes na militância e vida intelectual de Claudio Perani.

 

Biografía del autor/a

Ricardo G. Castro, ITEPES/FSDB

Trabalhou com Pe. Claudio Perani, no SARES, de 2005-2008. Tem doutorado em teologia pela Puc-Rio. É professor de Teologia no ITEPES e de Filosofia na Faculdade Salesiana D. Bosco.

Citas

ARENZ, Karl Heinz. São e Salvos. Quito: Abyala, 2004, p. 98.

BOFF, Leonardo. Homem: satã ou anjo bom? Rio de Janeiro: Record, 2008, p. 71.

CHOQUEHUANCA, David. El Vivir Bien como respuesta a la crisis global. Disponível em: http://alainet.org/images/Vivir_Bien.pdf. Acesso em: 23 dez. 2016.

FORNET-BETANCOURT, Raúl. Transformación intercultural de la filosofía. Bilbao, 2001.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003, p. 99-100.

PANIKKAR, Raimon. El imperativo cultural. In: FORNET-BETANCOURT, Raúl (Ed.). Unterwegs zur interkulturellen Philosophie, Frankfurt/M. 1998, p. 20-42.

QUIJANO, Anibal. Da Colonialidade à Descolonialidade. In: SANTOS, Boaventura de Souza e MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. Rio de Janeiro: Cortez, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2008, p. 179-190.

Publicado

2018-09-20

Cómo citar

Castro, R. G. (2018). APORIAS DE EDUCAÇÃO POPULAR NAS ENTRELINHAS DA PRÁXIS EDUCATIVA DE PE. CLAUDIO PERANI. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (244), 350–359. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2018.n244.p333-341

Número

Sección

Artigos Temática Livre

Artículos más leídos del mismo autor/a

Nota: Este módulo requiere de la activación de, al menos, un módulo de estadísticas/informes. Si los módulos de estadísticas proporcionan más de una métrica, selecciona una métrica principal en la página de configuración del sitio y/o en las páginas de propiedades de la revista.