CLÁUDIO PERANI E O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR NOS PARADIGMAS DE LIBERTAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NA AMAZÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2018.n244.p242-261

Palavras-chave:

Cláudio Perani. Educação Popular. Metodologia. Participação. Amazônia.

Resumo

A educação popular tem sido amplamente acionada para a formação de lideranças dos grupos de base e dos movimentos sociais. Representa um grande desafio para as instituições que contribuem nesses processos formativos, de maneira especial por causa da metodologia que requer técnicas que promovem maior participação e envolvimento das lideranças na formação.  Este texto representa um breve recorte dos últimos quatro anos de Cláudio Perani (1932 – 2008) vividos à serviço da educação popular na Amazônia. Recolhe memórias de sua breve e intensa trajetória junto à equipe pedagógica do Curso de Formação para Ação Social, uma experiência de educação popular realizada no Serviço de Ação, Reflexão e Educação Social, que contribuiu para importantes mudanças nos paradigmas de libertação e transformação social na Amazônia. Retoma as etapas de elaboração de um “guia metodológico da educação popular” proposto por Cláudio Perani e desenvolvido de forma interativa com as lideranças populares no decorrer de sua formação. Os resultados dessa experiência comprovam a capacidade transformadora das lideranças em processos simultâneos de formação e intervenção social   e celebram o legado de Cláudio Perani ainda muito presente nas trajetórias dos movimentos sociais na Amazônia.

Biografia do Autor

Márcia Maria de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia

Márcia Maria de Oliveira: Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia ( PPGSCA/UFAM), com Pós-Doutorado em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF/UFRR), Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA / UFAM), Mestre em Gênero, Identidade e Cidadania (Universidad de Huelva - Espanha), Cientista Social; Licenciada em Sociologia (UFAM), Pesquisadora do Grupo de Estudos Migratórios da Amazônia - GEMA/UFAM; Pesquisadora do Grupo de Estudo Interdisciplinar sobre Fronteiras: Processos Sociais e Simbólicos - GEIFRON/UFRR; Pesquisadora do Grupo de Estudos História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR/UNIR; Pesquisadora do Centro de Estudos Marxistas em Educação e História na Amazônia (CEMEHIA). Professora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR; pesquisadora do Observatório das Migrações em Rondônia – UNIR; voluntária da Cáritas  e da REPAM.

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Publicado

2018-09-20

Como Citar

Oliveira, M. M. de. (2018). CLÁUDIO PERANI E O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR NOS PARADIGMAS DE LIBERTAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NA AMAZÔNIA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (244), 242–261. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2018.n244.p242-261

Edição

Seção

Artigos Temática Livre

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