ENTREVISTA COM RUBEM SIQUEIRA (CPT)
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2018.n243.p189-193Keywords:
CPT. Campo. Modelo de Estado.Abstract
Nesta edição temos a honra de apresentar uma entrevista realizada com Rubem Siqueira, da Comissão Pastoral da Terra – Regional Bahia e Coordenação Executiva Nacional. Nela encontramos dados que demonstram que estes tempos inóspitos têm significado para os povos do campo, das águas e das florestas, não só o aprofundamento da política contra a reforma agrária e os territórios dos povos originários e tradicionais, mas o recrudescimento da conflitividade e violência em níveis inéditos. No entanto, para o entrevistado, o recurso ao massacre, a “pedagogia do terror” se, por um lado, expressa a voracidade e a desfaçatez do capital pós-ruptura política, também aponta para a resistência dos povos e comunidades nos territórios, demonstrando o movimento de articulação para a construção de uma “teia dos povos”, que existem e não se entregam.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).