COMUNA DE OAXACA: DA LUTA DOCENTE AO DUPLO PODER

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n262.p468-479

Palabras clave:

México, Oaxaca, Greve, Duplo poder

Resumen

Este artigo procura analisar a experiência de mobilizações que levou à constituição da Assembleia Popular dos Povos de Oaxaca (APPO), em Oaxaca, no México. Procura-se mostrar os elementos da conjuntura mais ampla do país, em especial a situação política aberta pelas eleições presidenciais e por greves em outras regiões em 2006. Nesse contexto, a partir de uma greve docente, constituiu-se um amplo movimento que ganhou o apoio do conjunto da população de Oaxaca. Esse processo é analisado a partir da notícias publicadas pela imprensa operária da época, discutindo as lutas ocorridas no México a partir da ideia de duplo poder.

Biografía del autor/a

Michel Goulart da Silva, Instituto Federal Catarinense (IFC), Blumenau, SC, Brasil.

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua no Instituto Federal Catarinense (IFC).

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Publicado

2024-09-09

Cómo citar

Silva, M. G. da. (2024). COMUNA DE OAXACA: DA LUTA DOCENTE AO DUPLO PODER. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 49(262), 468–479. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n262.p468-479

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