MEMORIAL COSPAC – COMITÊ DE SOLIDARIEDADE AOS POVOS DA AMÉRICA CENTRAL
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n262.p592-659Palavras-chave:
Solidariedade Internacional, América Latina, COSPACResumo
O "Memorial COSPAC - Comitê de Solidariedade aos Povos da América Central" resgata a trajetória do COSPAC na década de 1980, destacando seu papel na articulação da solidariedade internacional aos povos latino-americanos. O documento aborda a formação do comitê, seu apoio por diferentes setores, ações realizadas, estudos desenvolvidos e o legado de suas atividades. Através de relatos de integrantes, o memorial apresenta as relações do COSPAC com países centro-americanos e caribenhos, como Nicarágua, El Salvador, México, Guatemala e Cuba, evidenciando o engajamento do comitê em lutas por liberdade e autodeterminação.
Referências
COSPAC. A invasão que adentra pelo Panamá – a América Latina e a nova doutrina B/B (Bush & Baker). Cadernos dos CEAS n.127. Maio/junho. 1990. p/58-73.
ESTANISLAU, L. Em Tempo um jornal para enfrentar a ditadura de modo contundente. Democracia Socialista. Disponível em: https://democraciasocialista.org.br/category/quarenta-anos-ds/ Acesso em 20/05/2024 as 09h e25min.
DIBO, D. Grande Enciclopédia Geográfica Mundial. Moderna Geografia das Nações. Volume 1. Li-bra Empresa Editorial Ltda. São Paulo. 2ª Edição, 1969.
MARTINEZ, J. Mi General Torrijos. ABRN Producciones Gráficas. Buenos Aires, Argentina 1987.
MOREIRA, R. O que é Geografia. Editora Brasiliense. Coleção Primeiros Passos. 1981.
ZENCEY, E. Panamá. Editora Record. Rio de Janeiro.1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
















