RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA A CIDADANIA SEGUNDO O CAPITAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2021.n254.p646-664

Palabras clave:

Cidadania. Capital. Responsabilidade Social Corporativa

Resumen

O presente artigo visa elucidar o conceito de cidadania presente no campo empresarial, fazendo um percurso histórico do seu surgimento e sua expansão mundial. Na análise da literatura, também se buscará as contradições existentes nessa concepção de cidadania, abrindo espaço para uma crítica a partir de categorias marxistas. Sustentamos a tese de que a cidadania segundo o capital se relaciona a um duplo movimento do mundo empresarial, tanto interna, em direção aos trabalhadores, quanto externamente, em direção ao conjunto da sociedade e aos governos a fim de criar uma hegemonia e naturalizar as ações da burguesia.

Biografía del autor/a

Luís Augusto Lopes, IFBA - Instituto Federal da Bahia

Possui mestrado (2012) e doutorado (2018) em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal da Bahia. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: precarização, terceirização, qualificação profissional, formação da classe trabalhadora, trabalho e tecnologia, educação profissional e setor petrolífero

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Publicado

2022-10-14

Cómo citar

Lopes, L. A. (2022). RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA A CIDADANIA SEGUNDO O CAPITAL. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 46(254), 646–664. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2021.n254.p646-664

Número

Sección

Artigos Temática Livre

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