Trabalho, riqueza e dominação no sertão do Nordeste do Brasil

Autores

  • Gerardo Clesio Maia Arruda

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2005.n219.p%25p

Resumo

Neste artigo é realizada uma discussão histórica das relações de trabalho na zona rural do semi-árido, alicerçadas na exploração da terra através da parceria, na produção agrícola de base familiar e no trabalho do vaqueiro. As análises se alicerçam em ocupações, constituídas na exploração produtiva deste espaço do Nordeste, que se encontram na base da formação econômica e das condições de reprodução dos trabalhadores. Com isto, busca-se trazer elementos que contribuam para a compreensão da estrutura social do semi-árido, a partir das relações de trabalho e da teia de interações sociais que aí se estabelecem, pontilhando-se elementos que possibilitem uma reflexão acerca da distribuição da riqueza produzida.

Downloads

Publicado

2005-10-01

Como Citar

Arruda, G. C. M. (2005). Trabalho, riqueza e dominação no sertão do Nordeste do Brasil. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (219). https://doi.org/10.25247/2447-861X.2005.n219.p%p

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.