Trabalho, riqueza e dominação no sertão do Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2005.n219.p%25pAbstract
Neste artigo é realizada uma discussão histórica das relações de trabalho na zona rural do semi-árido, alicerçadas na exploração da terra através da parceria, na produção agrícola de base familiar e no trabalho do vaqueiro. As análises se alicerçam em ocupações, constituídas na exploração produtiva deste espaço do Nordeste, que se encontram na base da formação econômica e das condições de reprodução dos trabalhadores. Com isto, busca-se trazer elementos que contribuam para a compreensão da estrutura social do semi-árido, a partir das relações de trabalho e da teia de interações sociais que aí se estabelecem, pontilhando-se elementos que possibilitem uma reflexão acerca da distribuição da riqueza produzida.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).