ALCA: a continuidade do Consenso de Washington

Autores

  • Fábio Guedes Gomes

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2005.n219.p%25p

Resumo

O artigo argumenta que o processo de criação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), mesmo com as descontinuidades oriundas das conjunturas políticas e econômicas na América Latina, consiste num passo mais avançado nas propostas do Consenso de Washington. Posto que as economias da região foram pressionadas nas duas últimas décadas a realizarem ajustamentos e reformas estruturais, a idéia subjacente à teoria e à prática neoliberais é que tal processo teve como propósito que estes países, sobretudo aqueles com estruturas produtivas mais diversificadas e avançadas, tivessem tempo e experiência suficientes quanto a ganhos de produtividade e condições de competitividade para negociar os termos adequados à abertura econômica e comercial mais ampla. Trata-se, pois, do imperialismo exercido noutros termos.

Downloads

Publicado

2005-10-01

Como Citar

Gomes, F. G. (2005). ALCA: a continuidade do Consenso de Washington. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (219). https://doi.org/10.25247/2447-861X.2005.n219.p%p

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.