ALCA: a continuidade do Consenso de Washington
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2005.n219.p%25pResumen
O artigo argumenta que o processo de criação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), mesmo com as descontinuidades oriundas das conjunturas políticas e econômicas na América Latina, consiste num passo mais avançado nas propostas do Consenso de Washington. Posto que as economias da região foram pressionadas nas duas últimas décadas a realizarem ajustamentos e reformas estruturais, a idéia subjacente à teoria e à prática neoliberais é que tal processo teve como propósito que estes países, sobretudo aqueles com estruturas produtivas mais diversificadas e avançadas, tivessem tempo e experiência suficientes quanto a ganhos de produtividade e condições de competitividade para negociar os termos adequados à abertura econômica e comercial mais ampla. Trata-se, pois, do imperialismo exercido noutros termos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).