COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE E MOVIMENTO POPULAR

Auteurs

  • Cláudio Perani

DOI :

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2009.n233.p35%20-%2042

Résumé

"O favelado é visto como marginal, mas não é. Nós somos marginalizados. A gente constrói, a cidade com o suor do nosso trabalho e quanto mais constrói, mais é jogado para longe dela". Nestas palavras de um favelado da periferia de São Paulo está o nosso tema. Queremos apresentar o dinamismo das massas urbanas das grandes cidades do Brasil e, relacionada com isso, a presença e contribuição das Comunidades Eclesiais de Base - CEBs. Nossa perspectiva procura ser a do favelado que tem consciência de sua força como construtor da cidade e, no mesmo tempo, tem consciência de sua exploração e marginalização. A cidade deveria ser o lugar da liberdade, da autonomia, do respeito dos direitos humanos, o lugar onde se encontram maiores recursos, maiores serviços, sobretudo se considerada em oposição ao campo onde, ainda hoje, o coronel ou as grandes empresas sucessoras do coronelismo mandam e mantêm uma situação de quase-escravidão. De fato, o homem do campo vai à cidade obrigado pela expulsão de sua terra mas, também, pelo desejo de maior autonomia e maiores serviços. A realidade é bem diferente. Sem negarmos as vantagens que a cidade pode oferecer, ela de fato para a maioria de seus habitantes se apresenta como lugar da grande exploração, da violência, da insegurança, da falta dos direitos mais elementares. É nesse contexto que pretendemos dizer algo sobre os MOVIMENTOS POPULARES considerados como o esforço do povo para conquistar seu lugar na cidade, sua cidadania. O tema é amplo e complexo. Vamos limitá-Io considerando somente os movimentos de bairro (ligados ao consumo, à reprodução) e deixando de considerar o movimento operário (ligado à produção) e outros movimentos urbanos como os das mulheres e dos negros. Além disso, a introdução sobre Movimento Popular é mais para poder enquadrar a problemática das CEBs, mais considerada nesse estudo.

Téléchargements

Publiée

2009-06-17

Comment citer

Perani, C. (2009). COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE E MOVIMENTO POPULAR. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (233), 35–42. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2009.n233.p35 - 42

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

N.B. : ce module nécessite l'activation d'au moins un module de statistiques/rapport. Si vos modules de statistiques fournissent plus d'une mesure, veuillez également sélectionner une mesure principale sur la page des paramètres du site de l'administrateur ou sur la page des paramètres du responsable de la publication.