LOS DERECHOS HUMANOS Y LA DIGNIDAD: EN EL CASO DEL TRABAJO INFANTIL EN ARGENTINA Y BRASIL

Auteurs

  • María Alejandra Silva

DOI :

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p206-237

Résumé

O objetivo desta pesquisa é conhecer as políticas de saúde e educação relativas ao trabalho infantil de crianças até 16 anos de idade e a capacidade dos governos na sua implementação, no nordeste da Argentina e do Brasil, regiões com muitas desvantagens territoriais e sociais. Além disso, os dois países se encontram em momento de crise econômica. Optou-se pela estratégia metodológica qualitativa, com análise documental, estatística, entrevistas e observação. Para conhecer as políticas de saúde e educação foram realizadas entrevistas com líderes da comunidade, agentes de saúde, diretores de escola. Ademais, foram feitas observações nas escolas e centros de saúde dos dois países. Observam-se os determinantes socioeconômicos que geram, nos dois países, condições prejudiciais para as crianças, agravdas com a incapacidade do Estado de implementar políticas públicas em momento de crise econômica. Embora no Brasil existam muitos programas voltados para esse público e na Argentina não, infelizmente tanto nos bairros pobres de Salvador, como em Corrientes, encontram-se situações de abandono e de políticas governamentais que não funcionam. Desse modo, os dois países ainda têm muitos desafios políticos, econômicos e sociais a enfrentar.

 

Palavras-chaves: trabalho infantil, educação, saúde, políticas publicas, capacidade governamental.

Publiée

2015-12-22

Comment citer

Silva, M. A. (2015). LOS DERECHOS HUMANOS Y LA DIGNIDAD: EN EL CASO DEL TRABAJO INFANTIL EN ARGENTINA Y BRASIL. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (235), 206–237. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p206-237

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

N.B. : ce module nécessite l'activation d'au moins un module de statistiques/rapport. Si vos modules de statistiques fournissent plus d'une mesure, veuillez également sélectionner une mesure principale sur la page des paramètres du site de l'administrateur ou sur la page des paramètres du responsable de la publication.