LOS DERECHOS HUMANOS Y LA DIGNIDAD: EN EL CASO DEL TRABAJO INFANTIL EN ARGENTINA Y BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p206-237Abstract
O objetivo desta pesquisa é conhecer as políticas de saúde e educação relativas ao trabalho infantil de crianças até 16 anos de idade e a capacidade dos governos na sua implementação, no nordeste da Argentina e do Brasil, regiões com muitas desvantagens territoriais e sociais. Além disso, os dois países se encontram em momento de crise econômica. Optou-se pela estratégia metodológica qualitativa, com análise documental, estatística, entrevistas e observação. Para conhecer as políticas de saúde e educação foram realizadas entrevistas com líderes da comunidade, agentes de saúde, diretores de escola. Ademais, foram feitas observações nas escolas e centros de saúde dos dois países. Observam-se os determinantes socioeconômicos que geram, nos dois países, condições prejudiciais para as crianças, agravdas com a incapacidade do Estado de implementar políticas públicas em momento de crise econômica. Embora no Brasil existam muitos programas voltados para esse público e na Argentina não, infelizmente tanto nos bairros pobres de Salvador, como em Corrientes, encontram-se situações de abandono e de políticas governamentais que não funcionam. Desse modo, os dois países ainda têm muitos desafios políticos, econômicos e sociais a enfrentar.
Palavras-chaves: trabalho infantil, educação, saúde, políticas publicas, capacidade governamental.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).