CONSEQUÊNCIAS DE UMA EXPANSÃO PERIFÉRICA E SEUS IMPACTOS SOBRE A POPULAÇÃO JUVENIL

Auteurs

  • Iracema Brandão Guimarães

DOI :

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p23-44

Résumé

O objetivo do presente Trabalho é demonstrar o interesse e atualidade de uma discussão sobre os critérios que envolvem a definição da periferia como local de residência da população pobre e, em seguida, introduzir alguns elementos contextuais sobre a residência em bairros populares, também, denominados, genericamente, de periferia, para refletir sobre suas consequências sobre grupos sociais, especialmente os jovens. Para tanto, abordam-se as classificações de bairros, segundo os critérios disponíveis e, em um segundo momento, tomam-se os critérios teóricos e sociais, orientados por um paradigma da sociologia urbana que supõe uma tendência a certo desaparecimento da sociabilidade primária e sua gradativa substituição pela sociabilidade considerada secundária, para refletir sobre a importância deste fator, para o entendimento da situação dos jovens, nos chamados bairros periféricos.

Palavras-chave: Cidades. Periferia. Jovens.

Publiée

2015-12-22

Comment citer

Brandão Guimarães, I. (2015). CONSEQUÊNCIAS DE UMA EXPANSÃO PERIFÉRICA E SEUS IMPACTOS SOBRE A POPULAÇÃO JUVENIL. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (235), 23–44. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p23-44

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

N.B. : ce module nécessite l'activation d'au moins un module de statistiques/rapport. Si vos modules de statistiques fournissent plus d'une mesure, veuillez également sélectionner une mesure principale sur la page des paramètres du site de l'administrateur ou sur la page des paramètres du responsable de la publication.