CONSEQUÊNCIAS DE UMA EXPANSÃO PERIFÉRICA E SEUS IMPACTOS SOBRE A POPULAÇÃO JUVENIL

Autores/as

  • Iracema Brandão Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p23-44

Resumen

O objetivo do presente Trabalho é demonstrar o interesse e atualidade de uma discussão sobre os critérios que envolvem a definição da periferia como local de residência da população pobre e, em seguida, introduzir alguns elementos contextuais sobre a residência em bairros populares, também, denominados, genericamente, de periferia, para refletir sobre suas consequências sobre grupos sociais, especialmente os jovens. Para tanto, abordam-se as classificações de bairros, segundo os critérios disponíveis e, em um segundo momento, tomam-se os critérios teóricos e sociais, orientados por um paradigma da sociologia urbana que supõe uma tendência a certo desaparecimento da sociabilidade primária e sua gradativa substituição pela sociabilidade considerada secundária, para refletir sobre a importância deste fator, para o entendimento da situação dos jovens, nos chamados bairros periféricos.

Palavras-chave: Cidades. Periferia. Jovens.

Publicado

2015-12-22

Cómo citar

Brandão Guimarães, I. (2015). CONSEQUÊNCIAS DE UMA EXPANSÃO PERIFÉRICA E SEUS IMPACTOS SOBRE A POPULAÇÃO JUVENIL. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (235), 23–44. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p23-44

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Nota: Este módulo requiere de la activación de, al menos, un módulo de estadísticas/informes. Si los módulos de estadísticas proporcionan más de una métrica, selecciona una métrica principal en la página de configuración del sitio y/o en las páginas de propiedades de la revista.