RELAÇÕES ENTRE JUVENTUDES, EDUCAÇÃO E TRABALHO NO BRASIL

Autores/as

  • Aparecida Neri de Souza Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1730-4495
  • Liliane Bordignon Fundação Carlos Chagas (FCC); Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p607-628

Palabras clave:

Juventudes, Desigualdades sociais, Educação escolar, Trabalho

Resumen

O artigo analisa as relações que os/as jovens estabelecem com a educação escolar e com o mundo do trabalho no caso brasileiro. Indaga-se: como as juventudes conjugam suas aspirações em relação à educação escolar e ao trabalho com as condições concretas de vida na sociedade, calcada em desigualdades de classe, gênero e raça? Observa-se por meio da análise de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (2023 e 2024) e da literatura especializada da sociologia da educação e do trabalho que há desafios interpretativos que se apresentam na análise desse grupo social heterogêneo. Com isso, juventudes e suas diversidades são interpretadas aqui como relações sociais moventes e multidimensionais, que se alteram a depender do contexto e grupo social analisado. Observa-se que o desemprego, a flexibilização, a informalização e a precarização do trabalho têm redefinido, nas últimas décadas, as condições de trabalho e vida das classes trabalhadoras, particularmente das suas juventudes. A multiplicidade de situações desafia a análise sobre as relações entre trabalho e educação, apontando para a necessidade de políticas públicas direcionadas ao aumento da escolarização e a inserção no trabalho das juventudes em sua diversidade. Os dados e as pesquisas analisadas evidenciam que a correlação convencionada entre qualificação e emprego, por vezes presente nas representações coletivas, não se verifica no mercado de trabalho brasileiro.

Biografía del autor/a

Aparecida Neri de Souza, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil.

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora de Sociologia da Educação no Departamento de
Ciências Sociais e Educação (DECISE) e Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e
doutorado), Linha de Pesquisa Trabalho e Educação, na Universidade Estadual de Campinas
(UNICAMP). Pesquisadora Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diferenciação
Sociocultural (GEPEDISC. Tem experiência de pesquisa sobre Relações de Trabalho no setor público
enfocando docentes no ensino básico e nas universidades; trabalho e educação; sociologia da educação; sindicalismo docente. 

Liliane Bordignon, Fundação Carlos Chagas (FCC); Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil.

Pesquisadora no Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC). É
Professora Visitante no Programa de Doutorado em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e
Ciências Humanas - Unicamp.

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Publicado

2024-12-12

Cómo citar

Souza, A. N. de, & Bordignon, L. (2024). RELAÇÕES ENTRE JUVENTUDES, EDUCAÇÃO E TRABALHO NO BRASIL. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 49(263), 607–628. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p607-628

Número

Sección

Artigos Temática Livre

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