PARADIGMAS EM CRIMINOLOGIA E RELAÇÕES RACIAIS

Authors

  • Evandro Piza Duarte Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n238.p500-526

Keywords:

Criminologia. Racismo. Escola Positiva. Criminologia Crítica. Seletividade.

Abstract

O texto trata, num primeiro momento, das mudanças do paradigma na Criminologia e da relação entre Criminologia e racismo para propor a existência de três grandes momentos relativos ao debate acerca da questão criminal e das relações raciais: primeiro, a emergência do paradigma etiológico e sua relação com as teorias raciais; segundo, o surgimento do paradigma da reação social e sua compatibilidade com as teorias críticas ao racismo; terceiro, a compreensão sobre a seletividade do sistema penal e o cinismo político da sociedade em relação aos seus efeitos. Depois,aprofundando a relação já explorada entre Paradigmas na Criminologia e Paradigmas em Relações Raciais, o texto pretende entender como diferentes paradigmas em Criminologia podem ser pensados a partir do uso do conceito de raça e da construção de perspectivas críticas do racismo. Nesse contexto, o presente texto explora, sobretudo,  o nascimento da Criminologia como ciência na década de 1870 com a Escola Positiva Italiana. Descreve-se, portanto, o modo como essa ciência defendeu a existência de uma criminalidade diferencial dos negros e indígenas que era explicada/justificada com o argumento da inferioridade racial. No mesmo passo, busca-se destacar quais eram as tensões ideológicas e políticas que marcaram as mudanças internas nesse modelo e quais estratégias elas propõem em relação às dimensões de poder inerentes aos discursos penais.

Author Biography

Evandro Piza Duarte, Universidade de Brasília

Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Professor de Direito Processual Penal e Criminologia na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB)

Published

2016-12-15

How to Cite

Piza Duarte, E. (2016). PARADIGMAS EM CRIMINOLOGIA E RELAÇÕES RACIAIS. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (238), 500–526. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n238.p500-526

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

Obs.: This plugin requires at least one statistics/report plugin to be enabled. If your statistics plugins provide more than one metric then please also select a main metric on the admin's site settings page and/or on the journal manager's settings pages.