Trabalho, riqueza e dominação no sertão do Nordeste do Brasil

Auteurs

  • Gerardo Clesio Maia Arruda

DOI :

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2005.n219.p%25p

Résumé

Neste artigo é realizada uma discussão histórica das relações de trabalho na zona rural do semi-árido, alicerçadas na exploração da terra através da parceria, na produção agrícola de base familiar e no trabalho do vaqueiro. As análises se alicerçam em ocupações, constituídas na exploração produtiva deste espaço do Nordeste, que se encontram na base da formação econômica e das condições de reprodução dos trabalhadores. Com isto, busca-se trazer elementos que contribuam para a compreensão da estrutura social do semi-árido, a partir das relações de trabalho e da teia de interações sociais que aí se estabelecem, pontilhando-se elementos que possibilitem uma reflexão acerca da distribuição da riqueza produzida.

Téléchargements

Publiée

2005-10-01

Comment citer

Arruda, G. C. M. (2005). Trabalho, riqueza e dominação no sertão do Nordeste do Brasil. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (219). https://doi.org/10.25247/2447-861X.2005.n219.p%p

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

N.B. : ce module nécessite l'activation d'au moins un module de statistiques/rapport. Si vos modules de statistiques fournissent plus d'une mesure, veuillez également sélectionner une mesure principale sur la page des paramètres du site de l'administrateur ou sur la page des paramètres du responsable de la publication.