PARADIGMAS EM CRIMINOLOGIA E RELAÇÕES RACIAIS

Autores

  • Evandro Piza Duarte Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n238.p500-526

Palavras-chave:

Criminologia. Racismo. Escola Positiva. Criminologia Crítica. Seletividade.

Resumo

O texto trata, num primeiro momento, das mudanças do paradigma na Criminologia e da relação entre Criminologia e racismo para propor a existência de três grandes momentos relativos ao debate acerca da questão criminal e das relações raciais: primeiro, a emergência do paradigma etiológico e sua relação com as teorias raciais; segundo, o surgimento do paradigma da reação social e sua compatibilidade com as teorias críticas ao racismo; terceiro, a compreensão sobre a seletividade do sistema penal e o cinismo político da sociedade em relação aos seus efeitos. Depois,aprofundando a relação já explorada entre Paradigmas na Criminologia e Paradigmas em Relações Raciais, o texto pretende entender como diferentes paradigmas em Criminologia podem ser pensados a partir do uso do conceito de raça e da construção de perspectivas críticas do racismo. Nesse contexto, o presente texto explora, sobretudo,  o nascimento da Criminologia como ciência na década de 1870 com a Escola Positiva Italiana. Descreve-se, portanto, o modo como essa ciência defendeu a existência de uma criminalidade diferencial dos negros e indígenas que era explicada/justificada com o argumento da inferioridade racial. No mesmo passo, busca-se destacar quais eram as tensões ideológicas e políticas que marcaram as mudanças internas nesse modelo e quais estratégias elas propõem em relação às dimensões de poder inerentes aos discursos penais.

Biografia do Autor

Evandro Piza Duarte, Universidade de Brasília

Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Professor de Direito Processual Penal e Criminologia na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB)

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Piza Duarte, E. (2016). PARADIGMAS EM CRIMINOLOGIA E RELAÇÕES RACIAIS. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (238), 500–526. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n238.p500-526

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.