RELAÇÕES ENTRE JUVENTUDES, EDUCAÇÃO E TRABALHO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p607-628

Palavras-chave:

Juventude, Desigualdades Sociais, Educação escolar, Trabalho

Resumo

O artigo analisa as relações que os/as jovens estabelecem com a educação escolar e com o mundo do trabalho no caso brasileiro. Indaga-se: como as juventudes conjugam suas aspirações em relação à educação escolar e ao trabalho com as condições concretas de vida na sociedade, calcada em desigualdades de classe, gênero e raça? Observa-se por meio da análise de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (2023 e 2024) e da literatura especializada da sociologia da educação e do trabalho que há desafios interpretativos que se apresentam na análise desse grupo social heterogêneo. Com isso, juventudes e suas diversidades são interpretadas aqui como relações sociais moventes e multidimensionais, que se alteram a depender do contexto e grupo social analisado. Observa-se que o desemprego, a flexibilização, a informalização e a precarização do trabalho têm redefinido, nas últimas décadas, as condições de trabalho e vida das classes trabalhadoras, particularmente das suas juventudes. A multiplicidade de situações desafia a análise sobre as relações entre trabalho e educação, apontando para a necessidade de políticas públicas direcionadas ao aumento da escolarização e a inserção no trabalho das juventudes em sua diversidade. Os dados e as pesquisas analisadas evidenciam que a correlação convencionada entre qualificação e emprego, por vezes presente nas representações coletivas, não se verifica no mercado de trabalho brasileiro.

Biografia do Autor

Aparecida Neri de Souza, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora de Sociologia da Educação no Departamento de Ciências Sociais e Educação (DECISE) e Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado), Linha de Pesquisa Trabalho e Educação, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC. Tem experiência de pesquisa sobre Relações de Trabalho no setor público enfocando docentes no ensino básico e nas universidades; trabalho e educação; sociologia da educação; sindicalismo docente.

LIliane Bordignon, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Pesquisadora no Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC). É Professora Visitante no Programa de Doutorado em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Unicamp.

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Publicado

2024-12-29

Como Citar

Souza, A. N. de, & Bordignon, L. (2024). RELAÇÕES ENTRE JUVENTUDES, EDUCAÇÃO E TRABALHO NO BRASIL. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 49(263), 607–628. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n263.p607-628

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