O direito dos animais figurarem no polo ativo de demandas judiciais

Autores

  • Mariana de la Cruz Faxina Universidade Federal do Paraná
  • Vinicius Silva Nascimento Universidade Federal do Paraná
  • Vicente de Paula Ataíde Junior Universidade Federal do Paraná

Resumo

O presente artigo visa analisar uma temática em destaque no âmbito jurídico, a possibilidade de animais não-humanos figurarem no polo ativo de demandas judiciais. Buscar-se-á, em primeiro momento, compreender quais os pressupostos jurídicos desta modalidade de pretensão jurídica, bem como a maneira como se pode reconhecer os animais como sujeitos de direito e com capacidade de defender em juízo interesses próprios, em decorrência do princípio constitucional de acesso ao judiciário. Além disso, sem o intento de exaurir o tema, far-se-á uma análise doutrinária e jurisprudencial para que se possa verificar como vem sendo as primeiras reações a esta temática que é tão nova no âmbito jurídico. Por fim, após verificar o delicado cenário no qual o tema está inserido, analisar-se-á as vantagens em se atribuir capacidade de ser parte aos animais em juízo.

Biografia do Autor

Vicente de Paula Ataíde Junior, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto do Departamento de Direito Civil e Processual Civil da Universidade Federal do Paraná. Professor do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Federal do Paraná. Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-doutor em Direito Animal pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do EKOA: Direito, Movimentos Sociais e Natureza da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Programa de Extensão em Direito Animal da Universidade Federal do Paraná. Coordenador e Professor do Curso de Especialização em Direito Animal (EAD), da ESMAFE-PR/UNINTER. Juiz Federal titular da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Paraná.

Downloads

Publicado

2021-11-20

Como Citar

Faxina, M. de la C., Nascimento, V. S., & Ataíde Junior, V. de P. (2021). O direito dos animais figurarem no polo ativo de demandas judiciais. Revista Latino-Americana De Direitos Da Natureza E Dos Animais, 4(2), p. 142–158. Recuperado de https://portaldeperiodicos.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/982

Edição

Seção

Prêmio Tobias Barreto de Direito Animal