O direito dos animais figurarem no polo ativo de demandas judiciais

Authors

  • Mariana de la Cruz Faxina Universidade Federal do Paraná
  • Vinicius Silva Nascimento Universidade Federal do Paraná
  • Vicente de Paula Ataíde Junior Universidade Federal do Paraná

Abstract

O presente artigo visa analisar uma temática em destaque no âmbito jurídico, a possibilidade de animais não-humanos figurarem no polo ativo de demandas judiciais. Buscar-se-á, em primeiro momento, compreender quais os pressupostos jurídicos desta modalidade de pretensão jurídica, bem como a maneira como se pode reconhecer os animais como sujeitos de direito e com capacidade de defender em juízo interesses próprios, em decorrência do princípio constitucional de acesso ao judiciário. Além disso, sem o intento de exaurir o tema, far-se-á uma análise doutrinária e jurisprudencial para que se possa verificar como vem sendo as primeiras reações a esta temática que é tão nova no âmbito jurídico. Por fim, após verificar o delicado cenário no qual o tema está inserido, analisar-se-á as vantagens em se atribuir capacidade de ser parte aos animais em juízo.

Author Biography

Vicente de Paula Ataíde Junior, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto do Departamento de Direito Civil e Processual Civil da Universidade Federal do Paraná. Professor do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Federal do Paraná. Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-doutor em Direito Animal pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do EKOA: Direito, Movimentos Sociais e Natureza da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Programa de Extensão em Direito Animal da Universidade Federal do Paraná. Coordenador e Professor do Curso de Especialização em Direito Animal (EAD), da ESMAFE-PR/UNINTER. Juiz Federal titular da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Paraná.

Published

2021-11-20

How to Cite

Faxina, M. de la C., Nascimento, V. S., & Ataíde Junior, V. de P. (2021). O direito dos animais figurarem no polo ativo de demandas judiciais. Revista Latino-Americana De Direitos Da Natureza E Dos Animais, 4(2), p. 142–158. Retrieved from https://portaldeperiodicos.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/982