Etologia, primatologia e direito: fundamentos interdisciplinares para a aplicação do habeas corpus aos grandes primatas

Autores/as

Resumen

O presente trabalho propõe uma análise interdisciplinar entre o Direito, a Etologia e a Primatologia, com o objetivo de ampliar os fundamentos teóricos que sustentam a utilização do Habeas Corpus como instrumento de garantia do direito fundamental à liberdade de animais não-humanos, especialmente dos grandes primatas. Partindo do reconhecimento científico da senciência animal, o texto busca demonstrar que comportamentos cognitivos e sociais tradicionalmente atribuídos apenas aos seres humanos também estão presentes nesses animais, o que reforça sua relevância moral e jurídica. A partir dessa constatação, pretende-se consolidar argumentos capazes de justificar a tutela jurídica da liberdade de locomoção dos grandes primatas por meio do remédio constitucional, contribuindo para o fortalecimento do Direito dos Animais e para a construção de um novo paradigma jurídico pautado na interdisciplinaridade.

Biografía del autor/a

Nina Trícia Disconzi Rodrigues Pigato, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM, mestrado e doutorado, ministrando a disciplina de Direito Animal. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Direito Animal (GPDA/UFSM) do Grupo de Pesquisa em Democracia e Constituição (GPDECON/UFSM) e do projeto de extensão Direito e Educação: UFSM em Ação.  Presidenta do Instituto Abolicionista Animal (IAA). Autora de livros e artigos científicos.

Mariana Monteiro Pillar, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Direito (UFSM). Especialista em Direito Constitucional, Ambiental e Penal (Dom Alberto). Graduada em Direito (Uri- Santiago). Técnica em Administração (IFFAR-SVS).

Citas

BRAZ, Laura Cecília Fagundes dos Santos. A interpretação evolutiva do conceito de habeas corpus na Constituição Federal de 1988 e nos Tribunais. Aracaju, SE: [s.n.], 2017.

DURHAM, E. R. Chimpanzés também amam: a linguagem das emoções na ordem dos primatas. São Paulo: Ediouro, 2003.

GOODALL, Jane. Uma janela para a vida: 30 anos com os chimpanzés da Tanzânia. Tradução de George Weidenfeld e Nicholson. Londres, 1990.

GOODALL, Jane. Jane Goodall ajuda humanos e animais a conviverem. TED. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zbOvPUO_UWw. Acesso em: 01 jun. 2024.

GOODALL, Jane. O livro da esperança. Tradução de Ana Carolina Mesquita e Mariana Mesquita. Rio de Janeiro: Sextante, 2023.

LORENZ, Konrad. Os fundamentos da etologia. Tradução de Pedro Mello Cruz e Carlos C. Alberts. São Paulo: Editora da UNESP, 1995.

MIGLIORE, Alfredo Domingues Barbosa. Personalidade jurídica dos grandes primatas. Belo Horizonte: Del Rey, 2012.

REGO, Ricardo Amaral. Sexualidade e cognição em primatas. Trabalho de conclusão de disciplina (Etologia Cognitiva de Primatas) – USP, 2001.

WAAL, Frans de. Eu, primata. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

WAAL, Frans de. Somos inteligentes o bastante para saber quão inteligentes são os animais? Tradução Paulo Geiger. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

WAAL, Frans de. Primatas e filósofos: como a moralidade evoluiu. Tradução Maria Eugênia de Oliveira Vianna. São Paulo: Palas Athena, 2020.

WISE, Steven M. O reconhecimento aos chimpanzés do direito de utilizar os writs do habeas corpus e do homine replegiando. Revista Brasileira de Direito Animal, Salvador, v. 9, p. 15–100, jun./dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RBDA/article/view/11741/839. Acesso em: 17 jun. 2023.

Publicado

2025-12-19

Cómo citar

Disconzi Rodrigues Pigato, N. T., & Pillar, M. M. (2025). Etologia, primatologia e direito: fundamentos interdisciplinares para a aplicação do habeas corpus aos grandes primatas. Revista Latinoamericana De Derechos De La Naturaleza Y De Los Animales, 8(1), 1–20. Recuperado a partir de https://portaldeperiodicos.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/1543