Povos originários e cenário pós-pandemia: o Bem Viver como uma experiência de sociedade possível

Authors

Abstract

A partir da crise social, ambiental e sanitária que nos encontramos na pandemia do coronavírus, qual sociedade queremos no futuro que se desenhará no período pós-pandemia? O presente texto se inquieta com o porvir do momento que estamos passando e coloca em discussão um outro modo de vida inspirado nos povos indígenas, o Bem Viver. Para isso tem como objetivo refletir como é possível uma ressignificação da relação com a Natureza a partir da experiência dos povos originários, por meio da conceituação desse modo de vida como possibilidade para a sociedade ocidentalizada e da análise dos objetivos e funções do Bem Viver frente à uma realidade pós-pandemia. Os caminhos metodológicos foram uma abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e exploratória, para a análise dos dados lançamos mão da técnica da hermenêutica dialética. Concluímos que o Bem Viver é uma possibilidade viável para o cenário pós-pandemia, pautando-se em ações coletivas e tendo todas as formas de vida como fio condutor. Para isso é importante que haja uma escolha por ressignificação da relação homem e Natureza guiando-se pelo respeito, harmonia e valorização de todas as formas de vida por meio de processos educativos.

Author Biographies

Timothy Denis Ireland, Universidade Federal da Paraíba

Professor titular da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Letras e Língua Inglesas (English Language and Literature) pela Universidade de Edimburgo (1971), mestrado em Educação de Adultos - Universidade de Manchester (1978) e doutorado em Educação de Adultos - Universidade de Manchester (1988). Atualmente é professor dos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH) e coordenador da Cátedra da UNESCO em Educação de Jovens e Adultos. 

Natália de Oliveira Melo, Universidade Federal da Paraíba

Foi Professora Substituta na Universidade Federal de Pernambuco (CAA-UFPE). Mestra no Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba (PPGDH-UFPB). Pós-Graduada em Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico-Sociais ou Raciais - Universidade Candido Mendes - UCAM (2018).

References

ACOSTA, A. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária/Elefante, 2016.

ARAUZ, A. Post-crecimiento y buen vivir: las relaciones de poder del crecimiento para el buen vivir. In: ENDARA, G. Post-crecimiento y vuen vivir: propuestas globales para la construcción de sociedades equitativas y sustentables. Quito: Friedrich-Ebertstiftung (FES- ILDIS), 2014, p. 273-287

BURGOS, C. C. Buen vivir: escenarios em disputa y nuevos sentidos para la educación. In: TEJADA, C. F. (coord.). Educación y Buen Vivir: reflexiones sobre su construcción. Quito: Contrato Social por la Educación, 2012, p. 63-78.

CÉSPEDES, D. C. Hacia la reconstrucción del Vivir Bien. América Latina em Movimiento: Sumak Kawsay: recuperar el sentido de vida, Quito, n. 452, p. 8-13, fev. 2010.

DÁVALOS, P. Reflexiones sobre el sumak kawsay (Buen Vivir) y las teorias del desarrollo. ALAI, Quito, 2010. Disponível em: < https://www.alainet.org/es/active/25617>. Acesso em: 03 jul. 2019.

FERNÁNDEZ, B. Educación popular y “buen vivir”: interacciones en lo pedagógico. Revista Internacional sobre Investigatión en Educación Global y para el Desarrollo, n. 10, p. 15- 28, 2016.

GRZYBOWSKI, C. Mudar mentalidade e práticas: um imperativo. Democracia Viva, Rio de Janeiro, n. 43, p. 58-62, set. 2009.

GUDYNAS, E. Buen Vivir: germinando alternativas al desarrollo. América Latina em Movimiento, Quito, n. 462, p. 1-20, 2011.

GUDYNAS, E. Transições ao pós-extrativismo: sentidos, opções e âmbitos. In: DILGER, G. et al (orgs.). Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, Autonomia, Elefante, 2016, p. 174-213.

IBÁÑEZ, M. R. Ressignificando a cidade colonial e extrativista: bem viver a partir de contextos urbanos. In: Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, Autonomia, Elefante, 2016, p. 296-335.

JARA, O. Buen vivir y educación. Revista Internacional sobre Investigación en Educación Global y para el Desarrollo, n. 10, p. 7-14, 2016.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras, 2019.

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. Companhia das letras, 2020.

LANG, M. Alternativas ao desenvolvimento. In: Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, Autonomia, Elefante, 2016, p. 24-45.

LARREA, A. M. El buen vivir como alternativa civilizatória. In: ENDARA, G. Post- crecimiento y buen vivir: propuestas globales para la construcción de sociedades equitativas y sustentables. Quito: Friedrich-Ebertstiftung (FESILDIS), 2014.

LEDEZMA, N. A. Educación de la vida y em la vida, para vivir bien. Revista Internacional sobre Investigatión en Educación Global y para el Desarrollo, n. 10, p. 43-56, 2016.

MESCHKAT, K. Os governos progressistas e as consequências do neoextrativismo: interesse geral da nação versus interesses particulares. In: DILGER, G. et al. (orgs.). Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, Autonomia, Elefante, 2016, p. 336-351.

MINTEGUIAGA, A. Nuevos paradigmas: educación y buen vivir. In: TEJADA, F. C. (coords.). Educación y Buen Vivir: reflexiones sobre su construcción. Quito: Contrato Social por la Educación, 2012, p. 43-54.

MORENO, C. Des-desarollo como antesala para el buen vivir: repensar la civilización de occidente. In: ENDARA, G. Post-crecimiento y buen vivir: propuestas globales para la construcción de sociedades equitativas y sustentables. Quito: Friedrich-Ebertstiftung (FES- ILDIS), 2014.

PAÉZ, D. A. Educación para el buen vivir: aproximaciones y distancias. In: TEJADA, F. C. (coord.). Educación y Buen Vivir: reflexiones sobre su construcción. Quito: Contrato Social por la Educación, 2012, p. 111-116.

PALLASCO, M. Educación y el buen vivir. In: TEJADA, F. C. (coord.). Educación y Buen Vivir: reflexiones sobre su construcción. Quito: Contrato Social por la Educación, 2012, p. 117-124.

SANTILLI, J. Socioambientalismo e novos direitos: proteção jurídica à diversidade biológica e cultural. Fundação São Paulo: Petrópolis, 2005.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, abr. 2020.

Published

2021-11-20

How to Cite

Ireland, T. D., & Melo, N. de O. (2021). Povos originários e cenário pós-pandemia: o Bem Viver como uma experiência de sociedade possível. Revista Latino-Americana De Direitos Da Natureza E Dos Animais, 4(2), p. 6–28. Retrieved from https://portaldeperiodicos.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/890