Favela: produto cultural e turístico do Rio de Janeiro (RJ)?

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.17648/revistaterritorialidades-v1n1-6

Résumé

As favelas cariocas, geralmente vistas como espaços hostis, de miséria e criminalidade, vão sendo aos poucos transformadas em produtos culturais e atrativos turísticos do município do Rio de Janeiro e de todo o país. Todavia, são inúmeros as resultantes e os desafios para que essa nova visão seja alcançada e reflita em benefício de sua população. Este artigo tem como objetivo discutir essa nova visão da favela enquanto produto cultural e turístico, a partir da experiência de uma das favelas mais populares do Rio de Janeiro, o Vidigal, elucidando potencialidades, problemáticas e desafios para que a atividade turística resulte em um elemento de promoção socioeconômica. Dessa forma, é apresentado como esse processo se desenvolveu na favela; os elementos ali explorados pela atividade turística; a evolução de serviços turísticos que se instalam na comunidade; e alguns dos desafios para que o turismo opere como elemento dessa promoção socioeconômica. Como resultado, percebe-se que o turismo tem alterado a narrativa da imagem da favela; no entanto, ainda há inúmeros obstáculos a serem ultrapassados para que a atividade produza, de fato, benefícios socioeconômicos para a comunidade local.

Téléchargements

Publiée

2020-11-23

Comment citer

Kalaoum, F., & Fogaça, I. de F. (2020). Favela: produto cultural e turístico do Rio de Janeiro (RJ)?. Revista Territorialidades, 1(1), p. 94–110. https://doi.org/10.17648/revistaterritorialidades-v1n1-6

Numéro

Rubrique

Dossiê

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

N.B. : ce module nécessite l'activation d'au moins un module de statistiques/rapport. Si vos modules de statistiques fournissent plus d'une mesure, veuillez également sélectionner une mesure principale sur la page des paramètres du site de l'administrateur ou sur la page des paramètres du responsable de la publication.