Favela: produto cultural e turístico do Rio de Janeiro (RJ)?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/revistaterritorialidades-v1n1-6

Resumen

As favelas cariocas, geralmente vistas como espaços hostis, de miséria e criminalidade, vão sendo aos poucos transformadas em produtos culturais e atrativos turísticos do município do Rio de Janeiro e de todo o país. Todavia, são inúmeros as resultantes e os desafios para que essa nova visão seja alcançada e reflita em benefício de sua população. Este artigo tem como objetivo discutir essa nova visão da favela enquanto produto cultural e turístico, a partir da experiência de uma das favelas mais populares do Rio de Janeiro, o Vidigal, elucidando potencialidades, problemáticas e desafios para que a atividade turística resulte em um elemento de promoção socioeconômica. Dessa forma, é apresentado como esse processo se desenvolveu na favela; os elementos ali explorados pela atividade turística; a evolução de serviços turísticos que se instalam na comunidade; e alguns dos desafios para que o turismo opere como elemento dessa promoção socioeconômica. Como resultado, percebe-se que o turismo tem alterado a narrativa da imagem da favela; no entanto, ainda há inúmeros obstáculos a serem ultrapassados para que a atividade produza, de fato, benefícios socioeconômicos para a comunidade local.

Publicado

2020-11-23

Cómo citar

Kalaoum, F., & Fogaça, I. de F. (2020). Favela: produto cultural e turístico do Rio de Janeiro (RJ)?. Revista Territorialidades, 1(1), p. 94–110. https://doi.org/10.17648/revistaterritorialidades-v1n1-6

Número

Sección

Dossiê

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