Além da linha do horizonte: Delineando a urbanização da Grota Poço Azul em Maceió (AL)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.17648/revistaterritorialidades-v1n1-3

Résumé

No processo de urbanização da capital alagoana, assim como nas grandes cidades brasileiras, o acesso à terra bem infraestruturada esteve diretamente relacionado à conformação geomorfológica do território e às suas condições socioeconômicas. É fator determinante para a sobrevivência da população de menor renda ocupar áreas com baixa infraestrutura e provisão de serviços e equipamentos públicos, reduzindo os custos de morar na cidade, ao mesmo tempo em que, estrategicamente, vive-se em localizações próximas a áreas infraestruturadas e grandes polos de trabalho. É o caso da população da Grota Poço Azul, que reside em áreas de encostas e fundo de vale. Esta representa uma dentre as 76 grotas presentes em Maceió, abrigando 21,5% da população do município. Diante dessa estatística, é necessário compreender a ocupação dessas áreas ainda consideradas ilegais, de forma a avaliar a viabilidade da permanência em cada área ocupada e, em caso afirmativo, propor mecanismos legais e seguros da ocupação territorial de algumas grotas, como forma legítima de habitar o território urbano. A partir disso, buscou-se caracterizar a Grota Poço Azul quanto aos aspectos físico-territoriais e socioambientais, por meio de pesquisas de campo somados a dados quantitativos oficiais, a fim de propor uma intervenção como horizonte possível para a área: a conquista do direito à cidade e à moradia, considerando a recuperação e manutenção dos recursos naturais e objetivando criar visibilidade para as grotas, enquanto áreas habitáveis e legais na ocupação da cidade.

Téléchargements

Publiée

2020-11-23

Comment citer

Ferreira, D. M., & Araújo, F. de S. (2020). Além da linha do horizonte: Delineando a urbanização da Grota Poço Azul em Maceió (AL). Revista Territorialidades, 1(1), p. 36–57. https://doi.org/10.17648/revistaterritorialidades-v1n1-3

Numéro

Rubrique

Dossiê

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

N.B. : ce module nécessite l'activation d'au moins un module de statistiques/rapport. Si vos modules de statistiques fournissent plus d'une mesure, veuillez également sélectionner une mesure principale sur la page des paramètres du site de l'administrateur ou sur la page des paramètres du responsable de la publication.