O PAPA NA AMÉRICA CENTRAL
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2009.n233.p157%20-%20168Resumo
A visita do Papa à América Central, de 2 a 9 de março de 1983, foi certamente uma das viagens mais faladas e mais politicamente instrumentalizadas, sobretudo pelas forças direitistas que se aproveitaram das palavras do Papa para condenar o esforço de renovação da Igreja que se solidariza com os setores mais explorados destes países, procurando apoiar suas lutas de libertação. Viagem difícil, não tanto pelas ameaças de morte, quanto pela situação explosiva de quase todos os países da América Central, que inevitavelmente se reflete na Igreja, chamada a posicionamentos mais concretos. Particularmente explorado pela imprensa internacional e por setores conservadores da Igreja, foi o que se chamou de "profanação da Eucaristia" em Nicarágua. Pela primeira vez em suas viagens o Papa era questionado pela voz do povo. Grandes eram as expectativas de todos os setores: o povo alimentava a esperança de poder ouvir uma palavra de paz; o poder conservador pensava capitalizar a visita para fortalecer-se; os setores de Igreja, divididos entre si, almejavam uma maior união, cada um segundo sua perspectiva. Por todos esses motivos, achamos válida uma breve análise da viagem, que permita uma interpretação mais correta da mesma, sobretudo por razão da instrumentalização ideológica da grande imprensa. Além disso, apesar da situação bem diferente do ponto de vista político eclesial, não deixa de ser importante essa reflexão também para a Igreja brasileira, seja no sentido de poder manifestar uma sempre maior solidariedade com os irmãos que sofrem e lutam na América Central, seja para tirar lições para a própria pastoral brasileira.Downloads
Publicado
2009-06-17
Como Citar
Perani, C. (2009). O PAPA NA AMÉRICA CENTRAL. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (233), 157–168. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2009.n233.p157 - 168
Edição
Seção
Artigos Temática Livre
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
















