UM BREVE OLHAR SOBRE O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2006
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2006.n221.p49%20-%2059Resumo
O Fórum Social Mundial (FSM) realmente é um mundo; aliás, mundos! São tantos os temas, objetivos, oficinas, debates, lutas particulares, lutas gerais, movimentos, partidos, sindicatos, mulheres, negros, índios, brancos, jovens, idosos, portadores de necessidades especiais, campesinos, urbanos, músicas, gritos, sorrisos, choros, faixas, panfletos, línguas, culturas, sons, cheiros (ufa!)... que pensar em apenas “outro mundo possível” seria reduzir tal diversidade a um ponto, talvez um outro mundo, um eixo. E o sentimento percebido no VIº Fórum Social Mundial e IIº Fórum Social das Américas, realizado na cidade de Caracas (Venezuela), de certa forma surpreendente, é que as pessoas realmente acreditam na mudança, na transformação social, na possibilidade de articular estes diversos objetivos e lutas particulares, contra aquele determinado ponto unificador das lutas (o eixo); que aqui ganha as cores de luta antiimperialista e/ou contra o neoliberalismo global. Surgem então algumas questões a serem pensadas: de quem são as vozes e olhares presentes no Fórum? Os múltiplos objetivos do FSM estão sendo cumpridos? É necessário existir um eixo unificador das lutas; qual seria?Downloads
Publicado
2016-06-17
Como Citar
Bittencourt, J. M. D. (2016). UM BREVE OLHAR SOBRE O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2006. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (221), 49–59. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2006.n221.p49 - 59
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).