O MOVIMENTO PASSE LIVRE E A LUTA POR TRANSPORTE COLETIVO NO BRASIL: O CASO DO MPL-JOINVILLE
DOI :
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2008.n230.p13%20-%2021Résumé
O Movimento Passe Livre é um movimento autônomo, apartidário e independente que luta pela transformação do transporte público coletivo, para que seja gratuito e de qualidade: o passe livre é um direito e significa tornar universal o direito de acesso à educação, cultura e ao lazer, sem restrições, haja vista que com um alto custo da tarifa não se respeita as reais necessidades da população e ainda promove a exclusão social. Por esta razão, cerca de 25 cidades brasileiras têm organizados e ativos um MPL, com autonomia local, porém com perspectiva de frente única e de movimento nacional. Nos pontos a seguir nos dedicaremos a expor o que é, como se forma e como se expressa o Movimento Passe Livre, desde seu surgimento até a constituição do coletivo da cidade de Joinville, como caso de estudo, para aplicar as categorias de Novos Movimentos Sociais, pelo impacto político e de Mobilização de Recursos, por depender de mudanças nos recursos, na organização do grupo e nas oportunidades para a ação coletiva.Téléchargements
Publiée
2008-06-17
Comment citer
da Silva, R. I. R. (2008). O MOVIMENTO PASSE LIVRE E A LUTA POR TRANSPORTE COLETIVO NO BRASIL: O CASO DO MPL-JOINVILLE. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (230), 13–21. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2008.n230.p13 - 21
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).