TECNOLOGIA SOCIAL: UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL
DOI :
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2008.n231.p7%20-%2014Résumé
Este artigo tem como objetivo discutir os motivos que levam à desvinculação entre a Política Pública de Ciência e Tecnologia (PCT) e as demandas da sociedade brasileira. Sua hipótese central é a de que a PCT brasileira tem baixa relevância para a sociedade devido à concepção, presente na comunidade de pesquisa e na sociedade de forma geral, de neutralidade e determinismo da Ciência e Tecnologia (C&T). Essa concepção faz com que a PCT, cujo ator hegemônico em sua elaboração é a comunidade de pesquisa, esteja voltada ao atendimento das possíveis demandas das empresas e não às necessidades da sociedade brasileira. Seu primeiro item apresenta a concepção de políticas públicas. Entender o significado de políticas públicas é fundamental para a análise aqui proposta. É por meio delas que se pode comprometer um maior número de atores, que buscam elaborar uma PCT comprometida com um projeto de sociedade mais justa e igualitária. O item 2 aborda as características da atual PCT brasileira e discute os motivos que fazem com que ela não atenda as demandas da sociedade. O item 3 apresenta o conceito de Tecnologia Social (TS) como estratégia Política (politics e policy) fundamental para promover um outro estilo de desenvolvimento social, que seja coerente com as demandas da sociedade brasileira. O artigo, por fim, indica caminhos que podem ser explorados para viabilizar o atendimento das demandas sociais pela PCT. Esse caminho passa, necessariamente, pelo fortalecimento do conceito e do movimento da Tecnologia Social e pela elaboração de uma política pública que considere suas características.Téléchargements
Publiée
2008-09-17
Comment citer
Silva, R., Dias, R., Serafim, M., & Dagnino, R. (2008). TECNOLOGIA SOCIAL: UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (231), 7–14. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2008.n231.p7 - 14
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).