TECNOLOGIA SOCIAL: UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Auteurs

  • Rogério Silva
  • Rafael Dias
  • Milena Serafim
  • Renato Dagnino

DOI :

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2008.n231.p7%20-%2014

Résumé

Este artigo tem como objetivo discutir os motivos que levam à desvinculação entre a Política Pública de Ciência e Tecnologia (PCT) e as demandas da sociedade brasileira. Sua hipótese central é a de que a PCT brasileira tem baixa relevância para a sociedade devido à concepção, presente na comunidade de pesquisa e na sociedade de forma geral, de neutralidade e determinismo da Ciência e Tecnologia (C&T). Essa concepção faz com que a PCT, cujo ator hegemônico em sua elaboração é a comunidade de pesquisa, esteja voltada ao atendimento das possíveis demandas das empresas e não às necessidades da sociedade brasileira. Seu primeiro item apresenta a concepção de políticas públicas. Entender o significado de políticas públicas é fundamental para a análise aqui proposta. É por meio delas que se pode comprometer um maior número de atores, que buscam elaborar uma PCT comprometida com um projeto de sociedade mais justa e igualitária. O item 2 aborda as características da atual PCT brasileira e discute os motivos que fazem com que ela não atenda as demandas da sociedade. O item 3 apresenta o conceito de Tecnologia Social (TS) como estratégia Política (politics e policy) fundamental para promover um outro estilo de desenvolvimento social, que seja coerente com as demandas da sociedade brasileira. O artigo, por fim, indica caminhos que podem ser explorados para viabilizar o atendimento das demandas sociais pela PCT. Esse caminho passa, necessariamente, pelo fortalecimento do conceito e do movimento da Tecnologia Social e pela elaboração de uma política pública que considere suas características.

Téléchargements

Publiée

2008-09-17

Comment citer

Silva, R., Dias, R., Serafim, M., & Dagnino, R. (2008). TECNOLOGIA SOCIAL: UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (231), 7–14. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2008.n231.p7 - 14

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

N.B. : ce module nécessite l'activation d'au moins un module de statistiques/rapport. Si vos modules de statistiques fournissent plus d'une mesure, veuillez également sélectionner une mesure principale sur la page des paramètres du site de l'administrateur ou sur la page des paramètres du responsable de la publication.