REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS ENTRE MST, VIA CAMPESINA E UNIVERSIDADES: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA?

Auteurs

  • Carmen Verônica dos Santos Castro

DOI :

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2008.n232.p37%20-%2046

Résumé

Os cursos entre universidades e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, juntamente com a Via Campesina Brasil vêm se constituindo em experiências importantes para refletir as relações entre as universidades públicas e a sociedade através de atores sociais como os movimentos sociais. Já se somam, em cerca de dez anos, cerca de 80 convênios firmados entre o MST e a Via Campesina-Brasil com diversas universidades brasileiras. São cursos de agronomia, pedagogia, história, filosofia, entre outros, nos níveis de graduação, extensão e especialização. Trata-se de relações sociais com uma certa regularidade na formação de espaços para estudos sobre as realidades histórico-social, econômica e cultural brasileiras e a qualificação e formação de jovens, militantes e dirigentes, dentro e fora do campus universitário. As parcerias com as universidades são firmadas através de instituições dos movimentos sociais como o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária - ITERRA, no Rio Grande do Sul, que nos seus treze anos de atuação vem promovendo parcerias no Sul e em outras regiões do país com Instituições de Ensino Superior, principalmente públicas, através de professoras/es, técnicos e estudantes. E também com a Escola Nacional Florestan Fernandes, fundada em 2005, em São Paulo direcionada aos estudos de sociologia, filosofia, política, antropologia, etc. Estas experiências vêm sendo registradas e sistematizadas pelos próprios movimentos sociais envolvidos através das/os suas/seus educandas/os, educadoras/es e coordenações dos Cursos. E também sistematizados em parceria com algumas das Instituições e Programas como o NEAD e PRONERA do INCRA.

Téléchargements

Publiée

2008-12-17

Comment citer

Castro, C. V. dos S. (2008). REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS ENTRE MST, VIA CAMPESINA E UNIVERSIDADES: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA?. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (232), 37–46. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2008.n232.p37 - 46

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

N.B. : ce module nécessite l'activation d'au moins un module de statistiques/rapport. Si vos modules de statistiques fournissent plus d'une mesure, veuillez également sélectionner une mesure principale sur la page des paramètres du site de l'administrateur ou sur la page des paramètres du responsable de la publication.