RUMOS DA IGREJA NO BRASIL

Auteurs

  • Cláudio Perani

DOI :

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2009.n233.p181%20-%20187

Résumé

De 6 a 7 de julho de 1985, mais de 3 mil trabalhadores rurais provindos de várias Comunidades Eclesiais de Base - homens e mulheres, jovens e crianças - estavam presentes na Gruta da Soledade, no Santuário de Bom Jesus da Lapa, Bahia. Contavam sua vida, suas alegrias e seus sofrimentos, suas lutas, sua defesa e conquista da terra. Falavam de sua fé no Deus de Jesus Cristo, cantavam, rezavam, celebravam esta fé. A Missão da Terra, naquele momento, constituía-se na imagem de uma Igreja renovada, mais pobre e popular, que está nascendo no Brasil, ou melhor, que já nasceu, já se afirmou com determinadas características, das quais a primeira é o fato de o povo trabalhador assumir seu lugar dentro dela como protagonista e ator. Em síntese, esta é a visão da Igreja no Brasil que desejamos apresentar nestas linhas. O rumo novo já está claramente traçado. Evidentemente, existem tensões e contradições, novos desafios para a continuidade da caminhada; vários setores da Igreja ainda não entraram nesse rumo, outros estão oscilando na nova conjuntura. Mas a direção está dada e a caminhada continua, acumulando sempre mais forças - é nossa conclusão - sobretudo se olhamos o processo a partir de baixo, do povo em movimento. A nova conjuntura - política e eclesial - apresenta seus desafios. As interpretações divergem. Por consequência, também as orientações para o trabalho eclesial. Desejamos - a partir de uma análise sociológica - dar nossa opinião, não pretendendo prever o futuro, mas simplesmente descobrindo a situação atual e refletindo melhor sobre ela, para iluminar o caminho a ser percorrido. Os obstáculos e as tentações não faltam.

Téléchargements

Publiée

2009-06-17

Comment citer

Perani, C. (2009). RUMOS DA IGREJA NO BRASIL. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (233), 181–187. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2009.n233.p181 - 187

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

N.B. : ce module nécessite l'activation d'au moins un module de statistiques/rapport. Si vos modules de statistiques fournissent plus d'une mesure, veuillez également sélectionner une mesure principale sur la page des paramètres du site de l'administrateur ou sur la page des paramètres du responsable de la publication.