A luta pela terra e suas formas de resistência na região de Marabá e o papel do Centro Agro-Ambiental do Tocantins (CAT)

Auteurs

  • Emmanuel Wambergue Cooperativa de Prestação de Serviços (Copserviços)

DOI :

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2005.n216.p%25p

Résumé

O Autor mescla a descrição da luta pela terra em Marabá (PA) com o relato de sua própria experiência de vinte anos na região, quando pôde acompanhar, a partir de meados da década de 1970, o nascimento de um campesinato nessa frente pioneira, numa história forjado no meio de muito sofrimento mas também de muitas vitórias e sucessos. De fato, expulsos pelo sistema fundiário de suas terras de origem ou fugindo dele, os sem-terra posseiros como que subverteram o projeto do governo, que não passava de um saque dos recursos minerais e energéticos da Amazônia. É nesse contexto que se analisa o papel do Centro Agro-Ambiental do Tocantins (CAT), entidade que desde 1988 atua na organização, na assessoria sindical e na luta pela terra na região.

Biographie de l'auteur

Emmanuel Wambergue, Cooperativa de Prestação de Serviços (Copserviços)

Assessor de produção da Cooperativa de Prestação de Serviços (Copserviços)

Téléchargements

Publiée

2005-04-01

Comment citer

Wambergue, E. (2005). A luta pela terra e suas formas de resistência na região de Marabá e o papel do Centro Agro-Ambiental do Tocantins (CAT). Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (216). https://doi.org/10.25247/2447-861X.2005.n216.p%p

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

N.B. : ce module nécessite l'activation d'au moins un module de statistiques/rapport. Si vos modules de statistiques fournissent plus d'une mesure, veuillez également sélectionner une mesure principale sur la page des paramètres du site de l'administrateur ou sur la page des paramètres du responsable de la publication.