Migração na cidade de Manaus: algumas análises preliminares
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2005.n216.p%25pResumo
Esse artigo visa tecer análises preliminares dos indicadores de crescimento demográfico, relacionando-os às taxas de migração de Manaus (AM), um dos centros urbanos de maior crescimento da região Norte atualmente. O esforço da Autora consistiu em compreender a “dinâmica dos números” apontada pelos relatórios quantitativos dos órgãos oficiais ou extra-oficiais, contrapondo-os aos projetos políticos e institucionais de ocupação das fronteiras da região e suas conseqüências para o crescimento daquela capital. Assim, sem desconhecer as significativas contribuições destes fluxos migratórios em várias esferas da sociedade manauara, a migração revela descompassos sociais e coloca a urgência de soluções imediatas para problemas latentes.
Referências
Bassegio, Luiz. “As migrações no contexto da globalização”. In Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM). Migração, discriminação e alternativas. São Paulo, Paulinas, 2004.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Contagem da população. Rio de Janeiro, Fundação IBGE, 2000.
Brasil, Marília Carvalho; Santos, Carlos Augusto dos e Moura, Hélio Augusto de. Retrato populacional do Amazonas. Manaus, Instituto de Estudos sobre a Amazônia (IESAM); Recife, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)/ Massangana, 2000.
Heidmann, Dieter. “Os migrantes e a crise da sociedade do trabalho: humilhação secundária, resistência e emancipação”. In SPM. Migração, discriminação e alternativas. São Paulo, Paulinas, 2004.
Martins, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo, Paulus, 1997.
Oliveira, José Aldemir de. A cidade doce e dura em excesso. Manaus, Valer/ Governo do Estado do Amazonas/Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA), 2003.
Oliveira, Luiz Antonio P. de. “Dinâmica populacional e social na região amazônica”. In Moura, Helio A. de (org.). A pesquisa social na Amazônia: avanços, lacunas e prioridades. Recife, Fundaj/Massangana, 1996.
Souza, Herbert de. Escritos indignados: democracia x neoliberalismo no Brasil. Rio de Janeiro, Rio Fundo/Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), 1993.
Vainer, Carlos. “Deslocados, reassentados, clandestinos, exilados, refugiados, indocumentados... As novas categorias de uma sociologia dos deslocamentos compulsórios e das restrições migratórias”. In Castro, Mary Garcia (coord.). Migrações internacionais: contribuições para políticas – Brasil 2000. Brasília, Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD), 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).