MST: uma breve visão histórica

Autores

  • Andréa Moniz de Aragão Farias

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2005.n217.p%25p

Resumo

Desde sua criação o MST teve como objetivo central a realização da reforma agrária em oposição ao latifúndio, acrescendo novas bandeiras de luta: democracia, melhores condições de vida, defesa do meio ambiente e socialismo. A repressão sistemática às ocupações e o apoio da sociedade civil deram a ele uma dimensão nacional. Nesta breve visão histórica, a Autora conclui que a tendência do movimento é revolucionária, posto que tanto as ocupações como as pressões para a consecução da reforma agrária continuam. Considera ainda que o MST se encontra numa encruzilhada pelo apoio explícito ao governo federal, cujas propostas bloqueiam, na prática, seu programa, restando-lhe, pois, aceitar um papel secundário no arco de alianças ou prosseguir com autonomia na luta pela reforma agrária e pelo socialismo.

Referências

Bogo, Ademar. O vigor da mística. São Paulo, Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), 2002.

Câmara, Antônio da Silva e Marambaia, Hudson. “Justiça e MST”. Anais do Xº Congresso de Sociologia Rural. Rio de Janeiro, 2000. (CD-Rom)

Fernandes, Bernardo Mançano. A formação do MST no Brasil. Petrópolis, Vozes, 2000.

_________. “As armas do MST” (entrevista). Caros Amigos, 39. São Paulo, Casa Amarela, jun., 2000a, p. 23.

_________ e Stédile, João Pedro. Brava gente: a trajetória do MST e a luta pela terra no Brasil. São Paulo, Fundação Perseu Abramo, 1999.

Downloads

Publicado

2005-06-01

Como Citar

Farias, A. M. de A. (2005). MST: uma breve visão histórica. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (217). https://doi.org/10.25247/2447-861X.2005.n217.p%p

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.