EDUCAÇÃO DE ADULTOS COMO PROCESSO CONTINUADO E PERMANENTE: UM ESTUDO DE CASO COM IDOSOS

Auteurs

  • Alcides Alves de Souza Filho Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia.
  • Antonio Amorim Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Kátia Siqueira de Freitas Universidade Católica do Salvador http://orcid.org/0000-0003-0984-814X

DOI :

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2020.n249.p167-185

Mots-clés :

Educação de pessoas idosas. Processo socioeducativo. Práticas educativas.

Résumé

O artigo trata da educação da pessoa idosa. Discute práticas e processos socioeducativos que materializam o programa voltado à Política Pública na perspectiva de educação escolar e social. Aponta a importância da Educação Continuada e Permanente na vida do idoso. Objetiva analisar os aspectos educativos que concretizam a ressignificação da vida e reconstrução de si na fase idosa, vivenciando aprendizagens e saberes no ambiente de uma Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), programa de extensão. Adota a pesquisa qualitativa conspecto no caráter fenomenológico, utiliza a autobiografia como dispositivo metodológico e a entrevista narrativa como geradora do corpus de pesquisa. Suporta a discussão do corpus de pesquisa nas escritas de Abrahão (2018); Freire (2006); Palomo (2006); Serra (2015); Silva (2013); Souza (2015), Souza Filho (2019), outros. Os resultados evidenciaram a evolução dos sujeitos mediante práticas educativas voltadas à subjetivação, à compreensão de “si”, à reconstrução e ressignificação de “si” e à importância da educação ao longo da vida.

Bibliographies de l'auteur

Alcides Alves de Souza Filho, Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia.

Mestre em Educação de Jovens e Adultos. Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Professor da Rede Estadual de Ensino. Grupo de Pesquisa Gestão, organização, tecnologia e políticas públicas na educação básica da Bahia (GEPE/UNEB).

Antonio Amorim, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor Titular Pleno do Departamento de Educação do Campus I da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, atuando no Mestrado em Educação de Jovens e Adultos. Tem Doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona - Espanha.

Kátia Siqueira de Freitas, Universidade Católica do Salvador

Pós-doutora em Administração da Educação, Professora e pesquisadora da Universidade Católica de Salvador.

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Publiée

2020-09-14

Comment citer

Souza Filho, A. A. de, Amorim, A., & Freitas, K. S. de. (2020). EDUCAÇÃO DE ADULTOS COMO PROCESSO CONTINUADO E PERMANENTE: UM ESTUDO DE CASO COM IDOSOS. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 45(249), 167–185. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2020.n249.p167-185

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