A CONSTRUÇÃO SOCIOLÓGICA DO OBJETO SINDICAL: NOTAS PARA UMA TEORIZAÇÃO DO SINDICALISMO

Auteurs

  • Selma Cristina Silva de Jesus

DOI :

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p153-171

Résumé

Os Estudos sobre o Sindicalismo, no Brasil, constituíram um campo multidisciplinar bastante rico que reúne pesquisadores de diversas áreas, tais como: Economia, Sociologia, História, Ciência Política, Direito etc. De um modo geral, constatamos que as Pesquisas sobre o Sindicalismo são ricas do ponto de vista empírico, porém, há uma certa lacuna, no nível de elaboração teórica - no sentido da ausência de um aparelho conceitual para se pensar este fenômeno. Este Artigo tem por objetivo estabelecer alguns parâmetros para a reflexão teórica acerca do Sindicalismo, a partir de uma Pesquisa bibliográfica, empreendida sobre a questão. Trata-se, portanto, de uma análise que busca compreender como a Sociologia vem tratando do objeto sindical. O Trabalho estrutura-se em três partes. Primeiramente, refletimos sobre a construção sociológica do objeto sindical. A seguir, apresentamos dois modos de apreensão do sindicalismo, pela Sociologia, quais sejam: as leituras do Sindicalismo como práticas discursivas e não discursivas. E, por fim, refletimos sobre o debate da polarização “sindicato versus movimento social”, para, no momento posterior, propor uma conceituação do sindicalismo.

Palavras-chave: Sindicalismo. Movimento social. Pesquisa teórica.

Publiée

2015-12-22

Comment citer

Silva de Jesus, S. C. (2015). A CONSTRUÇÃO SOCIOLÓGICA DO OBJETO SINDICAL: NOTAS PARA UMA TEORIZAÇÃO DO SINDICALISMO. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (235), 153–171. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p153-171

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

N.B. : ce module nécessite l'activation d'au moins un module de statistiques/rapport. Si vos modules de statistiques fournissent plus d'une mesure, veuillez également sélectionner une mesure principale sur la page des paramètres du site de l'administrateur ou sur la page des paramètres du responsable de la publication.