ESTRESSE E ENVOLVIMENTO PATERNO EM FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

Auteurs

  • Sara Maria Cunha Bitencourt Santos Universidade Católica do Salvador
  • Lúcia Vaz de Campos Moreira

DOI :

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n239.p949-972

Mots-clés :

Estresse. Envolvimento paterno. Trabalho.

Résumé

Este estudo objetivou investigar quadros de estresse em servidores públicos de Salvador, e sua interferência no envolvimento paterno. Realizou-se estudo de casos múltiplos com quatro servidores, pais de criança(s) de zero a cinco anos, com nível superior de escolaridade. Eles preencheram a um “Formulário para levantamento de dados sociodemográficos”, ao “Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp” e responderam a uma entrevista semi-estruturada individual. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo qualitativa. Constatou-se que os pais com e sem estresse referiram um alto envolvimento com os filhos pequenos. Entretanto, os pais com estresse destacaram os impactos negativos do estresse na própria saúde e no envolvimento com os filhos, e os pais sem estresse relataram uma percepção mais positiva da vida e uma maior facilidade na conciliação de demandas profissionais e familiares. Conclui-se que, nos casos estudados, o estresse interferiu negativamente no envolvimento paterno.

Téléchargements

Publiée

2017-02-03

Comment citer

Santos, S. M. C. B., & Campos Moreira, L. V. de. (2017). ESTRESSE E ENVOLVIMENTO PATERNO EM FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (239), 949–972. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n239.p949-972

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

N.B. : ce module nécessite l'activation d'au moins un module de statistiques/rapport. Si vos modules de statistiques fournissent plus d'une mesure, veuillez également sélectionner une mesure principale sur la page des paramètres du site de l'administrateur ou sur la page des paramètres du responsable de la publication.