A CONTRA-REFORMA AGRÁRIA E OS CAMINHOS DA DESARTICULAÇÃO SOCIAL NO BRASIL

Auteurs

  • Nelson Oliveira

DOI :

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2006.n224.p6%20-%2023

Résumé

Neste ensaio, pretende-se efetuar uma interpretação crítica de um arraigado anti-reformismo que permeia não apenas práticas e iniciativas políticas dos grandes proprietários de terra, mas que gradualmente tende a se tornar consensual entre os mais distintos setores de uma burguesia emergente, e numa ideologia do conjunto das classes dominantes do país. Suas premissas fundamentais são: primeiro, que as mais importantes articulações políticas efetuadas entre finais do Império e início do período republicano, ao se restringirem fundamentalmente à defesa do latifundismo vigente, se tornaram determinantes não só para o futuro da agricultura latifundiária mas, sobretudo, para o caráter que passa a ser assumido pelas lutas por democratização no Brasil; segundo, que, nas mais distintas conjunturas, a condução política da administração governamental, subordinada a determinações quase exclusivas desses núcleos mais influentes de poder fundiário, e de seus aliados no capital comercial, além de repercutir numa conformação estatal profundamente autoritária que passa a brotar a partir daí responde pela construção de uma das economias mais socialmente desarticuladas do mundo capitalista, na sua tradução mais concreta de exclusão social. As posturas anti-reformistas das classes proprietárias, no geral, e das agrárias, em particular, são tomadas aqui como expressão maior (ou condição) para a efetivação de um pacto anti-republicano que não só demarca os limites de uma ordem sócio-política como estabelece os marcos de um projeto de nação que, de tão esgarçado, tende a se projetar como algo quase sempre politicamente inacabado.

Téléchargements

Publiée

2016-06-17

Comment citer

Oliveira, N. (2016). A CONTRA-REFORMA AGRÁRIA E OS CAMINHOS DA DESARTICULAÇÃO SOCIAL NO BRASIL. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (224), 6–23. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2006.n224.p6 - 23

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

N.B. : ce module nécessite l'activation d'au moins un module de statistiques/rapport. Si vos modules de statistiques fournissent plus d'une mesure, veuillez également sélectionner une mesure principale sur la page des paramètres du site de l'administrateur ou sur la page des paramètres du responsable de la publication.