SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: SIGNIFICADO E DESAFIOS DE UMA VITÓRIA

Autores/as

  • Joviniano Soares de Carvalho Neto

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2007.n226.p64%20-%2070

Resumen

É importante para todos nós, sociólogos, e, especialmente, para os que lutaram contra o regime militar e pela democratização do Brasil, o retorno da Sociologia ao 2o grau. Vinte e dois anos depois do fim do regime militar, mais de quarenta depois do golpe, estamos superando um dos últimos legados da Ditadura. Na luta por esta superação, uma das bandeiras tem sido, exatamente, o retorno do ensino de Sociologia e Filosofia. No momento em que comemoramos uma vitória, cabe não apenas recordar como também mapear as dificuldades, para que, hoje, numa realidade bastante diferente daquela dos anos 1960 e 1970, o ensino de Sociologia alcance seus objetivos, dos quais o mais amplo e permanente é – como sempre foi – contribuir para capacitar o jovem a exercer sua cidadania, ser, o mais plenamente possível, cidadão. Vale a pena relembrar o quadro no qual o regime militar tentou marginalizar e excluir os sociólogos, as Ciências Sociais e a Sociologia.

Publicado

2016-06-17

Cómo citar

Neto, J. S. de C. (2016). SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: SIGNIFICADO E DESAFIOS DE UMA VITÓRIA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (226), 64–70. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2007.n226.p64 - 70

Número

Sección

Artigos

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