DA PANDEMIA SOBRE DOMINÂNCIA FINANCEIRA

Autores/as

  • Joaci de S. Cunha Centro de Estudos e Ação Social (CEAS)
  • Ângela Borges UCSAL

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2021.n252.p4-8

Palabras clave:

Saúde e Covid-19. Crise brasileira. Violência e mineração. Direitos Humanos e educação

Resumen

O primeiro quadrimestre de 2021 passou, avançamos aceleradamente sobre o segundo e, finalmente, publicamos a edição de número 252 dos Cadernos do Ceas, cuja produção também é afetada por esses tempos difíceis, sombrios. Muito absurdos e tragédias vivemos nesse período pandêmico em continuidade. Mas, nada como perceber que dezenas, talvez centenas, de milhares de mortos por covid-19 teriam sido evitadas, caso tivéssemos uma liderança política coletiva responsável e comprometida com a vida e não com a necropolítica com tons de política estatal suicidária. Eis o que nos adverte o Centro de Estudos e Ação Social - Ceas, em seu documento, intitulado Análise de conjuntura em atos: a crise brasileira em contexto viral. Trata-se de uma abordagem geral da crise econômica, social e político-sanitária vivida pelos brasileiros como verdadeira tragédia, que, em junho, havia ceifado a vida de mais de meio milhão dos nossos.

Leia mais no documento em PDF...

Biografía del autor/a

Joaci de S. Cunha, Centro de Estudos e Ação Social (CEAS)

Advogado, doutor em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pós-doutor (2020) pelo Programa de Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador, assessor do Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) e coeditor da revista Cadernos do CEAS.  É autor de diversos artigos e capítulos publicados, respectivamente, em revistas e livros. Pela Edufuba (2017) assina O fazer político da Bahia na República (1900-1930). Matriz das relações entre Estado, corporações e políticos.

Ângela Borges, UCSAL

Doutora em Ciências Sociais, Profa. Adjunta da Universidade Católica do Salvador, Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais e Cidadania.

Publicado

2021-09-20

Cómo citar

Cunha, J. de S., & Borges, Ângela. (2021). DA PANDEMIA SOBRE DOMINÂNCIA FINANCEIRA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 46(252), 4–8. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2021.n252.p4-8

Número

Sección

Editorial

Artículos más leídos del mismo autor/a

Nota: Este módulo requiere de la activación de, al menos, un módulo de estadísticas/informes. Si los módulos de estadísticas proporcionan más de una métrica, selecciona una métrica principal en la página de configuración del sitio y/o en las páginas de propiedades de la revista.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.