A SITUAÇÃO DO NEGRO NO FUTEBOL BRASILEIRO: TRABALHO, DESIGUALDADE E VULNERABILIDADE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2008.n231.p46%20-%2056Resumen
As interpretações sobre a temática da desigualdade no pensamento sociológico geralmente tomam por base duas grandes correntes interpretativas distintas: (1) Teoria Crítica – enfatiza a desigualdade entre os grupos sociais (classes). Defende que as desigualdades se configuram como socialmente relevantes a partir dos conflitos de classes e relações de dominação. As análises orientadas por essa teoria privilegiam alguns temas clássicos como: poder, exploração, dominação, divisão de classe, propriedade privada. Dá-se uma dimensão ética ao tema da desigualdade. (2) Teorias referentes às diferenças hierárquicas multidimensionais que têm origens em situações não determinísticas. Preocupação com a constatação, classificação e compreensão das estruturas e situações nas quais se manifestam as desigualdades. Ênfase na divisão profissional, integração, estratificação funcional, identidade, cultura, valores, tradição, subjetividade e outros aspectos.Descargas
Publicado
2008-09-17
Cómo citar
Rodrigues, F. X. F. (2008). A SITUAÇÃO DO NEGRO NO FUTEBOL BRASILEIRO: TRABALHO, DESIGUALDADE E VULNERABILIDADE SOCIAL. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (231), 46–56. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2008.n231.p46 - 56
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).