CONVIVÊNCIA, AFETIVIDADES E EDUCAÇÃO PARA PAZ COMO ELEMENTOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES EM CONTEXTOS DE VIOLÊNCIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2021.n252.p74-102

Palabras clave:

Sociologia da Violência. Convivência. Afetividades. Educação para Paz-Cidadania.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo investigar de que maneira as práticas educativas não escolares podem atuar como uma ferramenta potente nas regiões de vulnerabilidade social, de forma específica, em sua relação com o contexto de violências cotidianas vistas a partir de estudo realizado no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo-RJ. Assim, este artigo se utiliza de um referencial teórico do campo da Pedagogia Social de Xesús Jares (2002; 2007; 2008), da Psicologia, de Mahoney e Almeida (2015), da Sociologia, como com Johan Galtung (1969; 2016) e da Filosofia, como com Byung-Chul Han (2017a; 2017b). Assim, tais autores auxiliam na delimitação e desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem que denominamos Educação para Paz-Cidadania (LOPES, 2019). Para o diálogo com esses referenciais, utiliza-se a realidade expressa em duas pesquisas de campo anteriores: Ferreira e Lopes (2019) e Lopes (2019); nessas pesquisas, a metodologia utilizada foi a de observação de campo a partir da fenomenologia de Edmund Husserl. Dessa forma, busca-se ampliar a compreensão de conceitos como o de violências e suas possíveis articulações nas práticas socioeducativas dos indivíduos e nas relações de ensino-aprendizagem existentes nas regiões periféricas. Os resultados deste artigo apontam para a importância da atuação do terceiro setor nas práticas educativas das camadas empobrecidas, tal como para a possibilidade e importância de práticas de ensino-aprendizagem carregadas de valores ligados à convivência democrática, à afetividade, à paz positiva, à cidadania, entre outros elementos que possam gerar resultados favoráveis visando às demandas específicas dos educandos e da comunidade no seu entorno.

 

Biografía del autor/a

Lucas Salgueiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação - Processos formativos e Desigualdades Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Pós-graduando (lato sensu) em Educação Básica - Gestão Escolar pela UERJ/FFP. Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde foi monitor das disciplinas de Psicologia da Educação e Psicologia Social durante a graduação, e em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Membro do Grupo de Estudos, Ensino e Extensão Fora da Sala de Aula da UERJ/FFP. Bolsista CAPES.

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da (UERJ/FFP). Pesquisador associado da Fundação Carlos Chagas (FCC-SP). Coordenador-Pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (UERJ/FFP). Coordenador do Projeto de Extensão TEAR – UERJ/FFP. Coordenador do Projeto Proatec/UERJ, intitulado “Dar formação à ação: Produção de Materiais Didáticos para/com Educadores Sociais em São Gonçalo e Regiões Adjacentes” (UERJ/FFP).

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Publicado

2021-09-20

Cómo citar

Lopes, L. S., & Ferreira, A. V. (2021). CONVIVÊNCIA, AFETIVIDADES E EDUCAÇÃO PARA PAZ COMO ELEMENTOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES EM CONTEXTOS DE VIOLÊNCIAS. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 46(252), 74–102. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2021.n252.p74-102

Número

Sección

Artigos Temática Livre

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