ESTUDO SOCIOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO PARDO: IRRIGAÇÃO, MONOCULTURAS E CRISE HÍDRICA

Autores/as

  • Joaci de Sousa Cunha (CEAS/UCSal)
  • Gilca Garcia Oliveira PPGE/UFBA
  • Maicon Leopoldino de Andrade CEAS

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2019.n246.p227-247

Palabras clave:

Problemática socioambiental. Bacia hidrográfica do rio Pardo. Crise hídrica

Resumen

Resultado de pesquisa realizada pelo Centro de Estudos e Ação Social, o presente relatório expoe de forma direta, sem maiores análises, os resultados da investigação realizada por seus autores a respeito da problemática socioambiental na bacia hidrográfica do rio Pardo, especialmente em suas porções média, no sudoeste da Bahia, e alta, no norte de Minas Gerais.

De Porto de Santa Cruz, em Cândido Sale saté, até desaguar em Canavieiras, o rio Pardo percorre  345 km em terras baianas do seu trajeto total de 565 km. É verdade que a cada período com menos água. Não por causa exclusiva da redução das chuvas. Mas porque agora suas águas têm dono, ou será que poderíamos dizer expropriadores?...

Biografía del autor/a

Joaci de Sousa Cunha, (CEAS/UCSal)

Advogado, assessor do Ceas, co-editor dos Cadernos do Ceas e Pós-doutorando no Programa de Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador (PPGPSC-UCSal), onde discute os conflitos agrários e socioambientais na bacia do Rio Pardo nos Estados da Bahia e Minas Gerais.

Gilca Garcia Oliveira, PPGE/UFBA

Professora da Universidade Federal da Bahia, onde leciona as disciplinaS Desenvolvimento Socioeconômico, Teorias do Desenvolvimento, Desenvolvimento Comparado e Economia Rural. Atua no projeto Geografar e nos Programas de Pós-Graduaçao em Economia (PPGE/UFBA) e em Geografia (POSGEO/UFBA).

Maicon Leopoldino de Andrade, CEAS

Agrônomo, e mestre em Geografia Agrária pela UFBA, assessor do Ceas e pesquisador vinculado ao Projeto Geografar.

Publicado

2019-06-28

Cómo citar

Cunha, J. de S., Oliveira, G. G., & Andrade, M. L. de. (2019). ESTUDO SOCIOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO PARDO: IRRIGAÇÃO, MONOCULTURAS E CRISE HÍDRICA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (246), 227–247. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2019.n246.p227-247

Número

Sección

Notas de Pesquisa

Artículos más leídos del mismo autor/a

Nota: Este módulo requiere de la activación de, al menos, un módulo de estadísticas/informes. Si los módulos de estadísticas proporcionan más de una métrica, selecciona una métrica principal en la página de configuración del sitio y/o en las páginas de propiedades de la revista.