BARRAQUEIROS, AMBULANTES E FIEIS: ETNOGRAFIA VISUAL NAS FESTAS POPULARES E NO CARNAVAL DE SALVADOR DA BAHIA

Auteurs

  • Julie Sarah Lourau Silva UCSAL

DOI :

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n239.p994-1023

Mots-clés :

Etnografia visual. Festas populares. Carnaval. Religião. Comércio informal.

Résumé

Trata-se de um registro fotográfico, realizado durante uma etnografia que se estendeu entre 2003 e 2012, nas festas populares e no carnaval de Salvador. A atenção principal foi o registro do dito “comércio informal” durante as festas e sua evolução em função da época e das regulamentações da Prefeitura Municipal, que trabalha no sentido de padronizar o informal e “embalar” bem o carnaval. Existe também, neste registro, uma certa sensibilidade para com os fiéis e sua fé.

Biographie de l'auteur

Julie Sarah Lourau Silva, UCSAL

Bolsista Posdoc CAPES/PNPD no PPG Políticas Sociais e Cidadania na Universidade Católica do Salvador, junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Violência, Democracia, Controle Social e Cidadania / Universidade Católica do Salvador (vice lîder). Professora auxiliar do quadro especial da Universidade Católica do Salvador. Doutora em Antropologia Social e Etnologia da École des Hautes Études en Sciences sociales (EHESS) sob a direção de Michel Agier e doutorado em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA) sob a direção de Maria Rosario de Carvalho (cotutela):  "Festas, turismo e identidades em Salvador da Bahia _ Os « pobres» do comércio de rua na «mega festa» carnaval (2013). Trabalha  sobre relações étnico raciais, mecanismos de segragação e antropologia da cidade. Possui mestrado em "Recherches comparées sur le développement" - École des Hautes Études en Sciences Sociales (2005): Carnaval, espaço e trabalho em Salvador da Bahia, orientada por Michel Agier e uma graduação em Artes do espetaculo - Université ParisVIII (2001) "A encarnação do imaginário : as festas de São João em Salvador da Bahia esses trinta últimos anos", orientada por Jean-Marie Pradier. Membro do Instituto Interdisciplinar de Antropologia do contemporâneo (LAU/IIAC) - Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, Paris) e do Grupo de Estudos sobre os Povos Indígenos do Nordeste Brasileiro da Universidade Federal da Bahia. Sócio efetiva da Associação brasileira de antropologia (ABA) desde 2014.

Téléchargements

Publiée

2017-02-03

Comment citer

Lourau Silva, J. S. (2017). BARRAQUEIROS, AMBULANTES E FIEIS: ETNOGRAFIA VISUAL NAS FESTAS POPULARES E NO CARNAVAL DE SALVADOR DA BAHIA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (239), 994–1023. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n239.p994-1023

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

N.B. : ce module nécessite l'activation d'au moins un module de statistiques/rapport. Si vos modules de statistiques fournissent plus d'une mesure, veuillez également sélectionner une mesure principale sur la page des paramètres du site de l'administrateur ou sur la page des paramètres du responsable de la publication.